UOL Notícias Tecnologia

13/04/2007 - 07h06

Pendrive tem Linux embutido e funciona em qualquer PC

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Se você sofre da chamada "Linuxfobia", este teste pode tirar seu medo do sistema operacional livre. O motivo? Você começará a crer que o Linux pode ser tão simples de usar quanto o Windows, sistema que domina o mercado mundial de computadores.

Existem diferentes formas de obter o Linux. Entre elas estão CDs, que podem ser comprados pela Web, ou por downloads gratuitos, disponíveis em sites de desenvolvedores. No entanto, essas versões, em sua maioria, exigem que o usuário instale o sistema operacional em seu computador.

Uma novidade que vem atraindo o interesse de usuários, especialmente aqueles que usam diferentes máquinas no escritório e em casa —ou mesmo os que ainda não têm certeza da opção pelo Linux— é a versão Live oferecida em algumas distribuições.

Essa versão vem em CDs ou pendrives, como é o caso do Mandriva Flash, e podem rodar a partir da mídia, dispensando a instalação do programa no disco rígido do computador.

O UOL Tecnologia testou a versão Live vendida pela Madriva, chamada Mandriva Flash. O programa vem em um memory key de 2 GB, e a versão em português custa R$ 269 em www.mandriva.com.br).

O sistema operacional é capaz de reconhecer diferentes hardwares, e é possível carregá-lo com você e utilizá-lo em qualquer máquina com os requisitos mínimos (256 MB de memória RAM, placa gráfica compatível com Nvidia, ATI ou Intel i8xx i9xx e placa de som Sound Blaster ou AC97). Para isso, basta plugar o dispositivo na porta USB do computador que deseja utilizar. Além disso, como aproximadamente 1 GB da memória do pendrive vem disponível para o usuário, ele pode gravar ali as configurações e arquivos de sua preferência. É mais ou menos como carregar seu computador no bolso.

Inicialização USB
Antes de sair atrás do Mandriva Flash exatamente porque ele permite essa mobilidade, é indispensável certificar-se que os computadores nos quais você pretende utilizar o sistema operacional suportam inicialização (boot) diretamente pela porta USB. No caso do teste realizado pelo UOL Tecnologia, o Mandriva Flash foi utilizado em um notebook Gateway e rodou sem problemas.

Quando faz o primeiro boot com o Mandriva Flash, o sistema pede que o usuário selecione o idioma no qual pretende utilizá-lo (ele está disponível em português), o fuso horário, configurações de rede e senha de acesso. Também no primeiro contato, ele deve criar uma conta de usuário, sem a qual é impossível iniciar a experiência com o sistema operacional.

Uma vez atendidas essas solicitações, quando o usuário voltar a iniciar um computador utilizando o pendrive, apenas sua senha de acesso será exigida. Qualquer mudança que deseje fazer poderá ser realizada sem interrupções diretamente no painel de controle do Mandriva.

E, depois que conseguiu fazer o primeiro uso do sistema operacional via pen drive, os demais são fáceis. Para quem está familiarizado com o Windows, a interface do Mandriva não causará dúvidas irremediáveis (veja imagens do sistema).

Além do kernel 2.6.17 da Mandriva, o memory key traz softwares como o navegador Firefox, a suíte de aplicativos de produtividade OpenOffice, o editor gráfico The Gimp, o programa para gravação de CDs e DVDs K3B, Flash Player e RealPlayer, entre outros.

Para os adeptos dos softs de mensagens instantâneas, ainda acompanha o Mandriva Flash o Kopete, que é compatível com programas como o ICQ, MSN Messenger, AIM e Yahoo Messenger.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host