UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h22

Softs transformam PC em central de entretenimento da casa do futuro

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
Além do hardware mínimo para começar a montar uma sala de estar multimídia, você precisará de um software específico —o coração de um media center, que integra todas as tarefas de sintonia de TV, reprodução de vídeo, gravação de DVDs e outras em uma interface fácil de usar, operada com um bom e velho controle remoto.

Há várias opções no mercado, das quais citaremos apenas quatro. Você pode escolher o método mais rápido e fácil, com o Windows Vista e Windows Media Center; ou então manter o Windows XP se não tiver medo de "fuçar" (MediaPortal). Mas também há a alternativa baseada em software livre (MythTV) ou uma solução que, além de media center, pode funcionar como casa do futuro (LinuxMCE). Vamos conhecer um pouco mais de cada opção.

Windows Media Center

Originalmente uma versão especializada do Windows, o Windows Media Center agora é parte das edições Home Premium e Ultimate do Windows Vista. Não é necessário instalar ou configurar nada separadamente, o programa é instalado junto com o sistema operacional e pode ser acessado via ícone no menu Iniciar.

Mais: Windows Media Center em detalhes

MediaPortal

O Media Portal é um programa gratuito, desenvolvido como Software Livre, e uma opção para quem quer montar um Media Center sem abandonar o Windows XP.

Mais: MediaPortal em detalhes

MythTV

O MythTV é o sistema media center baseado em Linux mais popular no mercado, e usá-lo como base para seu media center tem algumas vantagens. A principal, e mais óbvia delas, é o preço. Uma licença do Windows Vista Home Premium, que já inclui o Windows Media Center, custa perto de R$ 500. Já uma cópia da versão mais recente do Fedora ou Ubuntu mais o MythTV custa zero: ambos podem ser baixados gratuitamente da Internet.

Mais: MythTV em detalhes

LinuxMCE

Este novato no mundo dos Media Centers também roda sobre o Linux, mais especificamente sobre o Kubuntu, uma distribuição derivada do popular Ubuntu que usa o ambiente gráfico KDE. Longe de ser apenas um media center, ele é uma solução de automação doméstica completa, e com o hardware adequado (módulos de automação doméstica compatíveis com o protocolo X10) pode controlar aparelhos eletrônicos espalhados pela casa.

Mais: LinuxMCE em detalhes

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    hardware mínimo para começar a montar uma sala de estar multimídia, %>