UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h38

Media center: LinuxMCE serve para a casa do futuro

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
Este novato no mundo dos Media Centers também roda sobre o Linux, mais especificamente sobre o Kubuntu, uma distribuição derivada do popular Ubuntu que usa o ambiente gráfico KDE.

Baixe o LinuxMCE

Longe de ser apenas um media center, ele é uma solução de automação doméstica completa, e com o hardware adequado (módulos de automação doméstica compatíveis com o protocolo X10) pode controlar aparelhos eletrônicos espalhados pela casa, a iluminação ambiente, o sistema de segurança e até mesmo o sistema de telefonia, usando a tecnologia VoIP (voz sobre IP,ou telefonia pela Internet), criando uma verdadeira "casa do futuro".

A solução de vídeo, que é o que nos interessa, funciona com um conceito similar ao dos Media Center Extenders, porém é mais poderosa. Um PC central funciona como servidor, armazenando vídeo, músicas e cuidando da recepção de TV via cabo, satélite ou sinal aberto. Espalhados pela casa estão PCs mais simples (Thin Clients) chamados "Directors", com os quais o usuário interage para assistir ao conteúdo no servidor.

O ponto interessante é a possibilidade de interação entre os directors: sem sair do quarto do casal é possível, por exemplo, mandar o sistema exibir um DVD na TV do quarto das crianças, enquanto a TV do quarto do casal continua exibindo a novela.

Também é possível fazer o vídeo "seguir" o usuário pela casa, pulando de director em director com apenas um toque no controle remoto. Com isso, é possível começar a assistir um programa na sala e terminar na cozinha, sem complicação.

DVDs podem ser "ripados" com apenas um clique, e informações como capa do disco, sinopse e elenco podem ser obtidas automaticamente na Internet e adicionadas à base de dados do programa.

Para controlar tudo isso é possível usar o controle remoto que veio com sua placa de TV, um controle do Windows Media Center, o controle próprio do LinuxMCE, que é equipado com um giroscópio e pode interpretar gestos do usuário como comandos, um PDA ou tablet com acesso à Internet (rodando a interface Web) ou até mesmo um celular.

As várias opções de interface gráfica se adequam ao dispositivo usado como controle e ao poder de processamento de seu PC: de uma simples série de menus 2D a versões com efeitos em 3D, sombras e transparências.

Desenvolvimento: Projeto LinuxMCE (site oficial)
Preço: gratuito

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host