UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h01

Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
STEVE JOBS, DA APPLE
Divulgação
Nome completo: Steven Paul Jobs
Cargo atual: presidente de grupo e CEO da Apple Inc.
Destaques na área de tecnologia : co-fundador da Apple, da NeXT e da Pixar, idealizador do Macintosh, Mac OS, iPod e iTunes
Nascido em San Francisco em 1955, Steven Paul Jobs ainda era criança quando fez amizade com um engenheiro da HP, que na época era seu vizinho.

Chegou a trabalhar na empresa como um empregado de férias e lá conheceu Steve Wozniak, seu futuro parceiro de trabalho. Na adolescência, foi técnico da Atari, antes desta se tornar a gigante dos videogames.

Até que Jobs e Wozniak resolveram unir as forças para criar uma empresa de garagem que teria foco no desenvolvimento de computadores. Em 1976 nascia então a Apple Inc., cujo primeiro produto foi Apple I, à venda por US$ 666. Considerado por muitos como o primeiro computador pessoal da história, o Apple I foi sucedido um ano depois pelo II, que incluiu mais recursos técnicos e obteve bem mais sucesso comercial.

Sua primeira polêmica foi a acusação de ter roubado da Xerox o conceito de uma interface gráfica baseada em navegação por meio de ícones, pastas e janelas. Além disso, um novo periférico seria um auxílio para o usuário desta interface. Tais idéias teriam vindo após uma visita de Jobs ao centro de pesquisas da empresa, em Palo Alto.

A partir daí, teria surgido o Macintosh, com seu sistema operacional Mac OS e o inédito mouse que vinha com o computador, em 1984.

Em 1985, por conta de discussões com o então presidente da Apple, John Sculley, Jobs foi expulso da empresa. Logo em seguida, fundou a NeXT, desenvolvedora de plataformas para educação e negócios. Em 1986, comprou a divisão de animação da Lucasfilm, empresa do diretor de cinema George Lucas, e fundou a Pixar Animation, que nos últimos 15 anos revolucionou o mercado de entretenimento com filmes como "Toy Story", "Procurando Nemo", "Os Incríveis" e o recente "Wall-e".

Jobs retornou à empresa somente em 1996, como CEO, quando a Apple comprou a NeXT. Desde então, deu início a mais uma série de produtos que viraram sucesso, como o computador iMac, o tocador de música digital iPod e a loja de música virtual iTunes.

Por que pode se tornar o "novo Bill Gates"?

Aos 53 anos, Steve Jobs não é apenas o 189º homem mais rico do mundo como é considerado um dos maiores gênios criativos da indústria de tecnologia em todos os tempos.

Quando criou o Mac OS em 1984, Bill Gates correu atrás e foi aprimorando seu próprio sistema, o MS-DOS. Começava aí a rivalidade entre a Apple e a Microsoft, que se seguiu ao longo dos anos e permanece até hoje.

Entre seus pontos fracos: o Macintosh nunca conseguiu superar a venda de PCs para consumidores finais. Além disso, recentes notícias sobre sua magreza põem em dúvida seu estado de saúde, pois há quatro anos foi diagnosticado com câncer no pâncreas.
Mais sucessores de Bill Gates
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host