UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h00

Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
MITCHELL BAKER, DA MOZILLA FOUNDATION
Divulgação
Nome completo: Winifred Mitchell Baker
Cargo atual: Chairwoman da Mozilla Foundation
Destaques na área de tecnologia : ocupar uma cadeira na mesa de diretores da Open Source Applications Foundation (OSAF); ter papel fundamental na criação da Mozilla Foundation
Logo após se formar em Direito, na Califória, Mitchell Baker trabalhou na Fenwick & West LLP, firma especializada em serviços legais para companhias de tecnologia.

Após passar um ano na Sun Microsystems, de 1993 a 1994, ela alcançou seu primeiro cargo de destaque, na Netscape Communications Corporation. Lá, ela cuidava das questões de propriedade legal e intelectual de produtos.

Em 1998, a Netscape começou a desenvolver o projeto Mozilla, que consistia de produtos em código aberto. Baker cuidava das licenças públicas tanto da Netscape quanto do Mozilla. Em 1999, ascendeu ao cargo de gerente geral da Mozilla Organization (Mozilla.org).

A America Online comprou a Netscape e, por volta de 2001, Baker foi demitida por conta de discussões com a cúpula da AOL, mas permaneceu no Mozilla.org como voluntária.

No ano seguinte, foi convidada para a Open Source Applications Foundation (OSAF), entidade sem fins lucrativos que se propunha a estimular a adesão aos softwares livres. Em 2003, nascia a Mozilla Foundation, com a função de dar suporte ao projeto Mozilla e promover inovações na Internet e Baker foi a primeira presidente e CEO da fundação.

No início de 2008, Baker cedeu o posto de CEO da Mozilla a John Lilly, mas permanece como presidente do conselho da Fundação Mozilla, além de ser a porta-voz do projeto e de suas políticas. Segundo o site da fundação, a função dela é "explicar processos do Mozilla.org, ouvindo as necessidades dos contribuintes ao projeto, e integrar as técnicas de desenvolvimento do código aberto com o mundo do desenvolvimento dos softwares comerciais".

Por que pode se tornar a "nova Bill Gates"?

Baker é peça-chave no aumento de usuários do navegador Firefox, o maior concorrente do Internet Explorer, da Microsoft; ela o acompanha desde a disputa Netscape x IE, no início da era da Internet.

Nos últimos quatro anos, a porcentagem dos usuários que usam o IE caiu de 96% para menos de 80%, enquanto dados oficiais da Mozilla mostram que o Firefox está com 16%.

Embora esteja mais interessada no desenvolvimento de software livre do que no mercado, Baker e sua fundação de 500 mil programadores e usuários de teste amedrontam as grandes corporações que pretendem lucrar com a Internet nos próximos anos - incluindo aí a Microsoft.

Além disso, Baker é atualmente uma das 25 pessoas mais influentes da Internet, segundo a revista Businessweek.
Mais sucessores de Bill Gates
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host