! Quem será o novo guru da tecnologia? - 18/08/2008 - UOL Tecnologia

UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h00

Quem será o novo guru da tecnologia?

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
Bill Gates se aposentou e, com isso, a indústria de tecnologia perde um grande administrador. E agora? Quem tomará a dianteira e será o grande líder do setor?

O UOL Tecnologia selecionou os nomes dos maiores líderes de tecnologia da atualidade para que você arrisque um palpite sobre qual deles terá um detsaque equivalente ao de Gates no mercado tecnológico.

A lista final é formada por dez executivos: o sucessor de Gates na chefia da Microsoft, Steve Ballmer, Steve Jobs (Apple), a dupla Sergey Brin e Larry Page (Google), Paul Otellini (Intel), Larry Ellison (Oracle), Michael Dell (Dell), Linus Torvalds (Linux), Jerry Yang (Yahoo), Mitchell Baker (Mozilla) e Samuel J. Palmisano (IBM).

Para fazer a escolha, levou-se e conta as características associadas a Gates: empreendedorismo, espírito inovador, influência, importância do cargo dentro de empresas gigantes, riqueza pessoal e destaque de sua empresa no mercado.

Steve Ballmer, há oito anos como CEO da Microsoft, terá de focar, principalmente, nas inovações e na manutenção da liderança no mercado de companhias de múltiplos serviços, adianta Paula Bellizia, diretora de marketing e negócios da Microsoft Brasil. Segundo ela, espera-se também um maior investimento em negócios com a Internet.

Na opinião de Marcelo Kawanami, gerente de indústrias em TI da consultoria Frost & Sullivan, um dos principais desafios de Ballmer é competir com o Google em publicidade e busca online.

"Ele tem como desafio diversificar suas fontes de receita. Acredito que o maior foco da empresa deve estar em melhorar seus produtos e diversificá-los em vez de se focar somente na parte competitiva", defende. O consultor não quis arriscar, porém, o nome de um futuro "novo Bill Gates", seja na Microsoft ou fora dela.

Já o especialista em software livre e diretor técnico da Fábrica Livre, Paulino Michelazzo, tem dúvidas sobre se Ballmer conseguirá dar continuidade à Microsoft de forma tão inovadora quanto seu fundador. "O gênio está dentro dele [Bill Gates] e não de Ballmer. Não é possível tirar os méritos dele, mas não consigo imaginá-lo, por exemplo, virando de uma vez só o leme da empresa para a Internet como Gates fez quando 'acordou' para este caminho".

Michelazzo especula que a dupla fundadora do Google -Sergey Brin e Larry Page- poderá tomar o lugar de Gates na lista dos mais poderosos. "Mas como mente criativa, apostaria em [Steve] Jobs, que ainda tem muito gás para queimar mesmo com seus cabelos brancos, e em Mark Shuttleworth, fundador do projeto Ubuntu", arrisca.
Mais
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host