UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

03/03/2009 - 15h43

Sistema transforma jovens em idosos em poucos minutos

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha

CEBIT 2009

  • Cintia Baio / UOL

    Roupa deixa jovem com visão e audição fracas e dor no corpo

Fones de ouvido que reduzem a audição, roupas e sapatos especiais que simulam um corpo cansado, com articulações prejudicadas. O instituto alemão Meyer-Hentschel trouxe para a edição 2009 da Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, um aparato para simular, em adultos e jovens, os efeitos da velhice.

A simulação começa com headphones que limitam a capacidade de ouvir. Depois, um macacão dá a sensação de um corpo pesado que dificulta a movimentação de joelhos, cotovelos e articulações. Para limitar a visão, um capacete especial deixa as imagens amareladas e reduz o campo de visual.

Para deixar a sensação ainda mais real, os expositores colocaram diferentes tipos de solo (com areia, grama e pedra) para que quem quiser envelhecer por alguns minutos, conheça as dificuldades de se andar por aí.

E não pense que a atividade é passiva. Quem se sujeita à experiência, tem que encontrar os números pequenos no controle remoto, dizer o que os outros a sua volta estão falando e até fazer pequenas tarefas domésticas do dia-a-dia, como passar roupa.

Segundo os pesquisadores, a idéia é atender, principalmente, empresas de design que produzem artigos para idosos.

Experimentando

Experimentei todos os aparatos e a sensação foi que tudo ficou mais difícil mesmo.

Tarefas simples como levantar um ferro de passar roupas foram bem complicadas e os números do controle remoto praticamente impossíveis de enxergar.

O jeito é começar a me preparar para entrar na "melhor idade" bem mais disposta do que a experiência que tive hoje.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    CEBIT 2009