UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

04/03/2009 - 09h25

GPS identifica obstáculos e envia coordenada de pessoas direto para o celular na Cebit 2009

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Se você acha que já ouviu tudo o que podia sobre GPS, reveja sua posição. No Pavilhão do Futuro da Cebit 2009, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece esta semana em Hannover, na Alemanha, um andador com a tecnologia ajuda pessoas com dificuldade motora ou visual a desviar de obstáculos. Já outro sistema envia as coordenadas do local onde a pessoa deve estar direto para o celular ou carro.

Assim, quando você marcar uma reunião, consegue passar todo o caminho, inclusive a sala onde está, já que o sistema permite que você prenda um chip na cintura e seja monitorado ao andar pelo prédio.

E não é preciso clicar em nenhum botão para isso. No andador, é só movimentar as rodas para a opção desejada. Assim que encontra um buraco na rua, o equipamento para. Não adianta forçar que ele não sai do lugar.

E se ao pensar em GPS você logo pensa em carro, saiba que a tecnologia para automotores também evoluiu. O Free2C simula um ambiente em três dimensões no painel do veículo e mostra como está o trânsito, a música escolhida no player e até mesmo o comportamento das crianças no banco de trás. Enquanto no banheiro, um espelho sensível ao toque mostra ao usuário quais são as tarefas que ele precisa fazer, como lavar as mãos ou escovar os dentes.

Veja vídeo de espelho que troca estampas e cores de roupas por toque

Saúde

Na área da saúde, o objetivo desse pavilhão foi transformar exames e procedimentos médicos em algo menos intrusivo. Um colete que substitui eletrodos e fios, monitora pressão, batimento cardíaco, índice glicêmico e envia os dados por uma rede sem fio ou pelo celular. Todas as informações vão para um banco de dados que aciona o médico assim que encontrar algum problema.

O instituto alemão Fraunhofer, que desenvolveu tais tecnologias, apresenta ainda um mini laboratório monitora o sono do usuário e outro sistema (o mesmo do banheiro) o lembra de tomar o remédio indicando, inclusive, a cor da pílula.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host