UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

07/03/2009 - 10h40

Forma de digitar vira bloqueio de segurança para acesso ao PC na Cebit

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Faz tempo que digitar senhas no computador deixou de ser sinônimo de segurança —ainda mais quando a maioria das pessoas usa a mesma combinação de caracteres para todos os serviços (de email a banco eletrônico). Só nos Estados Unidos, por exemplo, dois terços dos usuários utilizam a mesma senha para serviços online.

Veja novidades da feira

Por esse motivo, muitas empresas e usuários precavidos usam a biometria —que leva em conta características físicas das pessoas, como digitais ou formato da íris— para se proteger.

No entanto, uma empresa alemã decidiu ir além e garantir a segrança do usuário analisando o seu comportamento durante a digitação.
­


O sistema é relativamente simples: no primeiro acesso ao programa, o cliente deve digitar uma frase padrão (o slogan da empresa, por exemplo), como costuma usar o teclado diariamente.

A partir daí, o sistema analisa velocidade, intensidade e padrão de como as teclas foram pressionadas e faz o cadastro do usuário. Da próxima vez que tentar ligar o sistema ou acessar programas, o aplicativo, em vez de pedir senha ou digitais, solicitará que você digite algumas palavras.

De acordo com Varvara Becatorou, da Psylock, monitorar a segurança do computador a partir do comportamento do usuário ao digitar é mais seguro porque é um método que não corre o risco de ser esquecido (como as senhas comuns) ou treinado por outra pessoa.

Outra vantagem do programa, é que não é preciso instalar novos hardwares para o processo, como acontece na autenticação usando digitais, por exemplo. "O software, que pode ser acessado pela Web, inclusive, é que faz a medição e autenticação", explica Becatorou.

Se você deseja fazer um teste para saber como o programa funciona na prática, acesse: http://www.psylock.com/index.php/lang-en/demo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host