UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

09/03/2009 - 07h00

Com crise, maior feira de tecnologia do mundo termina com pequenas novidades

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Após cinco dias de exposições, a edição 2009 da Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Hannover (Alemanha), deixou os amantes de TI decepcionados.

A feira, que é considerada o berço de novas tecnologias —TV 3D e computadores all-in-one foram apresentados aqui, por exemplo— se limitou a apresentar pequenas melhorias em sistemas e hardware.

No Pavilhão do Futuro, o grande destaque ficou para sistemas que utilizam a semântica para tornar a interação homem-máquina mais fácil. Lá, foi possível encontrar GPS que paralisa equipamento diante de obstáculos, espelho que altera cor e estampa de roupas sem precisar trocá-las e sistemas que reconhecem frutas e verduras usando uma câmera digital.

Entre os hardwares inusitados, encontramos um despertador que monitora o sono para saber qual é o momento ideal de tocar, notebook sem teclas com funções duplas (que facilitam o uso para idosos), GPSs que traçam caminhos indicando o maior número de sinais verdes ou avisam quando é hora de aumentar a distância em relação ao carro da frente.

No mundo dos softwares, a segurança ganhou destaque. Celulares receberam funções de encriptação de voz e dados e sistema de autenticação em computadores agora é feito a partir da maneira como o usuário digita.

A Asus foi uma das únicas fabricantes que trouxe novidades em sua linha de equipamentos. Um teclado com sistema operacional e que se conecta à internet chamou a atenção de quem passeava pelo estande. Um netbook com design elegante e acesso à Web via 3G ou WiMAX também ganhou os holofotes dos visitantes e mídia. No entanto, quem esperava pequenos notebooks com configurações mais potentes, se decepcionou. A capacidade média de armazenamento, por exemplo, continuou na casa dos 160 GB.

A mesma frustração ficou na ala dos celulares. Empresas como a LG, Sony Ericsson e Nokia trouxeram mais do mesmo: celulares com tela sensíveis ao toque —eternos concorrentes do iPhone.

A feira da crise econômica

A grande atração foi a presença de Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, na abertura do evento. Representando o estado parceiro da feira em 2009, o político (que resgatou seu personagem em "O exterminador do futuro" nos banners de divulgação da parceria) disse que é preciso coragem para enfrentar a crise econômica e investimentos em novas pesquisas.

Mas parece que os conselhos do governador não foram levados a sério na Cebit. O número de visitantes ficou em 400 mil —20% menor que o registrado no ano passado. Cerca de 1.500 empresas que estavam na edição passada do evento deixaram de participar da Cebit 2009. O número de países também caiu de 77 para 69 em 2009.

Este ano, a feira trouxe dois novos temas: segurança e sociedade em rede, que ocuparam dois pavilhões do centro de exposição, que tem medidas que ultrapassam os 400 mil metros quadrados.
A edição 2010 da Cebit acontecerá de 2 a 6 de março.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host