UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

06/03/2009 - 16h09

Notebook tem teclas modificadas e funções reduzidas para facilitar o uso por idosos

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Quantas vezes você já ouviu sua mãe, tio ou avô reclamando por não conseguir anexar um documento ao e-mail ou formatar texto no Word? A partir de dificuldades como essas, três estudantes de Paris (França) criaram o Ordissimo — notebook de 15 polegadas com hardware e software simplificado, destinado principalmente a idosos ou para quem está começando no mundo da informática.

A primeira mudança em relação aos computadores comuns está nas teclas do equipamento. A tecla "Shift", utilizada para acionar um segundo comando de um mesmo botão, não existe. O "Caps Lock" é subsituito pela tecla "Letra Maiúscula". E para aumentar ou diminuir a tela, botões "Mais Zoom" e "Menos Zoom". Até mesmo o tradicional "Copiar" e "Colar" ganham botões.

Segundo Maximilian Riesser, da Substatiel SAS, empresa que produz o equipamento, o objetivo é deixar a navegação cada vez mais intuitiva. "Os jovens têm muito mais facilidade para aprender a usar o computador porque, praticamente, nasceram com ele. Já os mais velhos precisam de tempo para se adaptar. Por isso, as teclas tem que ser óbvias", explica.

Mas a facilidade está mesmo no software que acompanha o produto. Já na primeira página, estão todos os programas instalados na máquina. Para abri-los, apenas um clique (o duplo, assim como funções do botão direito do mouse, não existem). O programa de e-mail, por exemplo, não tem um nome específico: é acessado direto da página principal e só necessita 4 passos para enviar a mensagem.

Embora o notebook tenha Wi-Fi e acesso à internet, não é possível instalar novos aplicativos no equipamento. "Ele suporta webcam e scanner, mas aplicativos não", esclarece Riesser. O sistema operacional da máquina é uma distribuição Linux e suporta a maioria dos programas da Microsoft.

De acordo com o fabricante, não é preciso se preocupar com vírus nem atualizações, já que tudo vem direto da web. Assistência técnica? "Não é preciso, mas garantimos alguém para ajudar nossos usuários durante um ano". (Essas frases não parecem familiares? Resta saber se aqui a promessa é cumprida).

De 2006 até agora, foram vendidas 10 mil unidades do Ordissimo, que está disponível apenas para França, Suiça e Bélgica, por 755 euros.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host