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CeBIT 2009

06/03/2009 - 08h46

GPS indica caminho com maior número de sinais verdes e monitora segurança de passageiro

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Enquanto os brasileiros, na maioria das vezes, sofrem ao tentar seguir as coordenadas de um equipamento GPS, que diz para virar em rua na contramão ou troca a direção das curvas, por exemplo, a Europa vive uma situação bastante diferente.

Na maior feira de tecnologia do mundo, a Cebit, o GPS deixou de ser apenas um equipamento que indica se o usuário precisa virar à esquerda ou à direita. O que se vê aqui são aparelhos cada vez mais sofisticados que agregam informações de trânsito, alertam para uma direção denfensiva e indicam qual o caminho com semáforos livres.

O projeto Travolution é um dos sistemas expostos na Cebit que busca unir a maioria dos conceitos acima para facilitar a direção dos alemães. Além de traçar a rota para o usuário, o sistema calcula (e avisa) em quanto tempo o próximo sinal vai ficar vermelho ou verde, mostra se a velocidade do carro está acima ou abaixo da média e sinaliza quando a distância de segurança em relação ao veículo da frente não está sendo cumprida.

O equipamento ainda está em fase de testes. No estande, os visitantes podem simular dirigir em um Audi e acompanhar os serviços em uma tela de computador. O desafio, por enquanto, é tentar juntar tanta informação em um único lugar que não atrapalhe o motorista.

Nos testes do UOL Tecnologia foi complicado prestar atenção na estrada, em indicações de semáforo, distância e velocidade do carro.

A preocupação com a direção defensiva também aparece em outro modelo, da empresa Blaupunkt. O Travel Pilot é um GPS que aponta quais são as curvas mais acentuadas, mostra uma visão panorâmica dos carros que estão a sua frente e monitora velocidade e distância em relação a outros automóveis emitindo sinais de alerta quando a proximidade é preocupante.

A gigante em navegação Garmin mostrou o software EcoNavigation para salvar qualquer um de 'ficar na estrada' por falta de gasolina. O funcionamento é simples: o usuário precisa colocar o preço e o quanto combustível tem no carro. Antes mesmo da viagem começar, o software calcula qual é a rota que mais vai economizar gasolina, por exemplo. Também dá a opção de relatório de consumo mensal.

E a paranoia de roubo de carros também está nos estandes da Cebit. O fabricante o Waterproof GPS garante que ladrão não tem vez com o equipamento. Ele funciona até embaixo d'água. "Se depois de roubado, o carro for parar em um rio, por exemplo, ele será encontrado", diz um dos atendentes do estande. A bateria do GPS dura de dois a três anos e é possível paralisar o carro por mensagem SMS (função já comum).

Vale lembrar que o GPS também é indicado para lanchas e barcos.

Caminhões ganham sistema especial

Uma outra tendência vista na Cebit é a criação de sistemas de navegação específicos para diferentes necessidades. Existem GPSs exclusivos para bicicletas, para ambientes fechados ou para localização de objetos. Até os caminhões ganham tratamento especial.

A Falk Marco Polo Interactive desenvolveu um sistema que observa obstáculos intransponíveis para veículos grandes, como pontes baixas ou túneis estreitos. O sistema calcula comprimento, largura, peso, número de eixos e consulta uma base de dados especializada, que leva em conta, até, restrição de peso em estradas.

Por enquanto, os sistemas não estão disponíveis no Brasil e os fabricantes procuram maneiras de atualizar o software constantemente, o que é uma missão complicada, garantem. "As ideias de localização são muitas, mas precisamos nos focar em atualizações também, o que demanda tempo e parcerias", explica Rui Reis, da potuguesa Inosat.

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