UOL Notícias Tecnologia

05/09/2009 - 13h37

3D das TVs mostradas na IFA nem sempre tem bom resultado

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
Mais uma feira de tecnologia em 2009 e mais uma vez o assunto que domina é o 3D. Os problemas continuam os mesmos, falta um padrão para unificar as tecnologias, as empresas ainda não estão certas da adoção por parte dos consumidores e o preço ainda é inimaginável.

Mas você aí do Brasil deve ficar imaginando como é esta tecnologia e o que dá para ver por aqui na IFA 2009. Todas as grandes empresas (e várias outras também) trouxeram experiências 3D, as principais diferenças estão no tipo de óculos usado e se é usado um óculos. E isto acaba mudando o que você vê na tela.

  • No estande da LG, um show do U2 é passado em televisões e em uma pequena sala com uma tela. Bono Vox, cantor da banda, parecia fora da TV

A primeira grande diferença que já dá para perceber aqui, é se a imagem salta ou não da tela. Como não há muitos conteúdos em 3D, a maioria dos fabricantes mostra animações como o "Up-Altas Aventuras". Aí é possível ver profundidade, mas nada que pareça saltar da tela e ir em sua direção. É bem parecido com o que vemos hoje em cinemas no Brasil com a tecnologia RealD Cinema. Foi o que eu vi nos estandes da Philips, Samsung, Sony e outras.

Os que mais me chamaram atenção foram LG e Panasonic. No estande da LG, um show do U2 é passado em televisões e em uma pequena sala com uma tela.

Tanto no telão, que usava dois projetores para gerar a imagem em três dimensões, quanto nas TVs, Bono Vox, cantor da banda, parecia estar fora da TV. No caso do "minicinema", parecia mesmo que você estava no show, principalmente com o efeito que faz papéis coloridos caírem do céu. Na Panasonic, uma incrível gravação das Olimpíadas e a tela de 103" também ajudam na sensação de que as imagens são reais e saltam da tela.

Com ou sem óculos?

Os óculos podem ser de dois tipos basicamente, os polarizados, que são os mais comuns e baratos, ou com lente de LCD, que fica escura ou transparente de acordo com a voltagem e assim cria a sensação de 3D. Esses últimos são maiores, mais pesados e mais caros, mas a qualidade da imagem é melhor.

Confira as imagens das TVs da IFA 2009
Confira as imagens das TVs 3D da IFA 2009
Vídeo mostra novas tecnologias para TVs

A Panasonic é a que mais usa esta tecnologia, mas a Sony também trouxe um modelo para a IFA. Entretanto, no estande da Sony foi onde tive a pior experiência. Primeiro o óculos não ficava escuro (e eu não conseguia ver em 3D), depois, quando ficou, tinha muito reflexo o que dificultava enxergar a imagem da tela da TV.

Porém, a Sony tem uma vantagem: o playstation 3. Ele é hoje o "player" Blu-ray mais vendido no mundo (mais do que todos os outros players juntos, de acordo com a BDA -Blu-Ray Disk Association). E em 2010 deve sair o PS3 com 3D, com novos jogos como o Gran Turismo em três dimensões.

O último tipo são as TVs em 3D que não precisam de óculos. Philips e Samsung já desenvolveram modelos com a tecnologia e os apresentaram em feiras passadas. Mas este ano nada é visto, a não ser no Instituto Fraunhofen que ajudou a Philips em seu aparelho, que foi descontinuado. Questionadas, as fabricantes disseram apenas que estão desenvolvendo diferentes técnicas.

O problema do 3D sem óculos é que ele só consegue ser visto perfeitamente em alguns pontos em frente à tela. Talvez por isso, as empresas estejam apostando mais nos óculos, que permitem sensação semelhante em diversas posições.

Para terminar, vale lembrar que as televisões 3D também são capazes de mostrar imagens em duas dimensões.

Agora dê sua opinião "Você compraria uma TV em 3D?"

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host