UOL Notícias Tecnologia

08/09/2009 - 22h44

Modernos e com touchscreen, os fornos cozinham sozinhos

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e ainda ter que cozinhar dá um preguiça, não? É por isso que congelados fazem tanto sucesso, é só colocar no microondas e pronto. Mas não fica igual a aquela comida feita na hora.

Para facilitar o seu dia a dia, as empresas de eletrodomésticos desenvolvem fogões e fornos que fazem o trabalho duro por você. Diversos modelos com programação automática podem ser vistos na IFA, maior feira de eletrodomésticos do mundo, que acontece na Alemanha.

E tudo é mostrado em telas de LCD nos fornos ou na própria placa do fogão elétricos. Por aqui, não vemos fogões como no Brasil, com fogão à gás e forno juntos. Temos os fogões elétricos ou de indução combinados com fornos comprados separadamente.

Na telinha do forno dá para programar o cozimento de alimentos e até ver vídeos, como mostra um modelo da LG.

Veja imagens dos fornos da IFA 2009.

O B9878 da Electrolux vem com a função auto-cooking. Não é preciso nem saber como cozinhar um prato. Você apenas tem que informar qual o tipo de alimento, aí o forno indica em qual grade colocar a forma e calcula automaticamente o tempo e temperatura. Ele mede a umidade e se auto-ajusta para chegar ao resultado ideal. Vem com acessório para assar frango e custa 2969 euros.

Já outro modelo da marca, o B9820 além de programação para assar diferentes pratos, assa com vapor e calcula a temperatura e tempo ideal para deixar o pão crocante por fora e macio por dentro. Custa 2969 euros

Nos fogões por indução, os comandos são sensíveis ao toque. Existem barras com a variação da potência e você marca apertando com o dedo. É possível usar duas "bocas" ao mesmo tempo, para bandejas, por exemplo, e apenas um controle.

Ele permite ainda que você marque o tempo que a placa deve esquentar. Depois disso, desliga-se automaticamente —e apaga um pouco antes do tempo indicado já que o cozimento ainda continua até esfriar. Inteligente, não?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host