UOL Notícias Tecnologia

08/09/2009 - 07h00

Windows Mobile 6.5 é bem mais rápido, mas trava

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
Uma das principais queixas do Windows Mobile (e do Windows para PC também) é o sistema ser lento e travar muito. Por isso, o WM 6.5, que só será lançado em 6 de outubro, impressiona. Ele parece realmente ser mais veloz (não sei se os 20% ditos pela Microsoft) —responde mais rapidamente a comandos dos dedos, mas travou nos testes. Tanto no Samsung Omnia 2 quanto no Sony Xperia 2, o sistema parou de responder.

O Windows 6.5 é integrado com programas conhecidos da maioria das pessoas como MSN, Windows Media Player e Internet Explorer. Nos modelos touchscreen da Samsung, o navegador de internet é o Opera, porque, segundo a fabricante, o IE não responde a comandos com o dedo.

Veja fotos do Sony Xperia
Veja fotos do Samsung Omnia 2

A barra do Windows é, em vários casos, em preto e branco e acaba destoando da interface dos demais programas e menus do sistema. Além disso, o espaço para clicar no símbolo da Microsoft e acessar o menu é pequeno.

Apesar disso, vem com ícones para aplicativos como no iPhone, mas aqui widgets aparecem na tela principal, com notícias ou o tempo. É possível ainda personalizar a imagem de fundo da tela principal (o que não dá para fazer no iPhone).

O melhor dos modelos analisados com Windows Mobile 6.5 foi o Samsung Omnia 2. Bonito, clean e com interface bastante fácil de usar.

Ele possui três telas "iniciais", onde você pode juntar os aplicativos que mais usa. Para escolher um widget, basta clicar em uma seta do lado esquerdo da tela, pressionar com o dedo o aplicativo que quer e colocar onde gostaria que ele ficasse. Você pode, inclusive, ter três fotos diferentes no fundo de tela. E ainda acessar o menu com todos os aplicativos com um botão.

Um cubo 3D pode substituir o menu principal e o aparelho tem sensor de movimentos, muito útil para jogos.

O pior do teste foi o Sony Xperia 2. A tela touch não aceitava os comandos facilmente (era preciso pressionar forte para abrir um aplicativo) e a função de girar a tela conforme o aparelho é posicionado não funcionou. A barra do Windows fica em preto e branco, ao contrário do resto do menu do celular. Os ícones são padrão, mas demoravam a responder.

*A jornalista viajou a Berlim a convite da Philips

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host