UOL Notícias Tecnologia

08/09/2009 - 21h54

Aspirador de pó fica mais prático e dispensa saco de sujeira

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
Limpar a casa é uma das tarefas mais ingratas. Se você usa aspirador de pó, sabe como ele é um "trambolho" para levar da sala para o quarto, o fio e a forma nunca deixam você chegar naquele cantinho, e depois ainda é preciso limpar a bolsa com toda a sujeira armazenada.

Na IFA 2009, maior feira de eletrodomésticos do mundo, que acontece na Alemanha, a grande tendência foi aplicar melhor a tecnologia para facilitar seu dia a dia. E um dos produtos que mais sofreram ajustes foi o aspirador de pó.

O velho saco que guardava resíduos foi substituído por um tanque de plástico, que é facilmente lavável. Os filtros também são laváveis e não precisam ser substituídos. O tamanho dos aparelhos diminuiu, sendo em muitas vezes reduzidos à só uma parte.

Quando se tem aparelhos com base e bico, os comando estão mais perto da mão (para você não ter que abaixar o tempo todo), a altura do cabo é regulável, a base está mais leve e com rodas melhores, e os fios são mais compridos.

A economia de energia é outro ponto importante, já que o eletrodoméstico é um dos que mais pesa na conta. Os aspiradores da Siemens possuem nova tecnologia chamada "Turbo Drive", que gastam 50% menos energia. Já a linha ErgoFit da Philips promete economizar até 30%.

A limpeza com vapor também aparece combinada à sucção a vácuo em alguns produtos da LG, por exemplo. A empresa também trouxe para a feira um robô que faz o trabalho 'sujo' sozinho. Em formato redondo ele percorre toda a casa aspirando a poeira e volta sozinho para a base para recarregar. Sensores ultrassônicos e infra-vermelho o ajudam a se mover sem colidir com objetos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host