UOL Notícias Tecnologia

10/09/2009 - 15h45

Veja produtos e tendências da maior feira de eletrônicos de consumo

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
Muita gente estava apostando que a IFA (Internationale Funkausstellung), maior feira de eletrônicos de consumo, que aconteceu de 4 a 9 de setembro em Berlim na Alemanha, pudesse mostrar uma recuperação da crise econômica.

Pelos números divulgados e declarações dos organizadores, a feira parece ter atingido o objetivo. Os valores de negócios superaram os 3 bilhões do ano passado e atingiram 4,35 bilhões de euros. O número de visitantes superou 229 mil pessoas, com crescimento de 4% em relação a 2008, disseram os organizadores. A feira teve ainda cerca de 1,2 mil expositores, de aproximadamente 60 países.

O que rolou na IFA
Durante os seis dias de evento, vários produtos foram lançados e tendências se fortaleceram. Televisores com LED iluminando a tela e imagens em 3D devem aparacer já no mercado em 2009. Philips e LG possuem modelos com direct LED e quase todas as outras grandes marcas como Sony, Samsung e Panasonic também apresentaram modelos de 3D. A qualidade da imagem ainda varia e o padrão adotado ainda não está fechado.

A conectivade sem fios entre os equipamentos da casa voltou a aparecer e a hegemonia do Blu-ray como imagem em alta resolução só se firmou (a Toshiba, defensora do concorrente do Blu-ray, HDDVD abandonado em 2008, lançou um player Blu-ray).

TVs com conexão à internet também surgem em todos os estandes, sendo que a tecnologia da Philips permite navegar por sites da internet.
Na parte de eletrodomésticos, a tendência é o visual clean e produtos que ajudem em tarefas do dia a dia. Sejam fogões automatizados ou máquinas de lavar que indicam quanta roupa colocar.

Principais produtos lançados

O Journ.E da Toshiba é um gadget com tela sensível ao toque e acesso à internet. Ele vem com um calendário para você organizar seu dia a dia, possui speaker estéreo, tem entrada HDMI e para cartão de memória, além de diversos aplicativos instalados que facilitam o acesso às redes sociais.



Já a TV Couple da Samsung é um par de peso. Uma TV LED Edge de 55", FullHD com 200Hz, que vem acompanhada de uma mini TV de 7" que funciona como controle, player de áudio e vídeo e tem widgets, tudo conectado por Wi-Fi.




A terceira geração da linha Aurea da Philips, apresentada na IFA, é de LED (250 deles nas bordas) e tem espessura de 88 milímetros. Como seu ponto forte é o design, o televisor tem borda transparente com luzes projetadas. O controle remoto também segue a linha clean, para ser um objeto de decoração da casa.



A Linha LH 9000 da LG vem com direct LED, isto é, a tela é iluminada totalmente por LEDs e não apenas tem as luzes na lateral, como na maioria dos modelos vendidos hoje em dia. Isso faz com que a TV seja até 2,5 cm mais fina, economize energia, tenha cores mais brilhantes e melhor contraste.



O modelo de TV AMOLED de 32 polegadas da Samsung ainda não está à venda, pois seu preço seria muito alto, mas a melhor qualidade da imagem é notável. Como as luzes são produzidas por diodos orgânicos que emitem luz, a imagem consegue ficar mais brilhante e a matriz ativa permite ver de qualquer ângulo com a mesma nitidez.


O novo netbook da Sony, o Vaio Série X, pesa menos de 700 gramas, tem tela de 11,1'' e cerca de 2 centímetros de espessura. É feito de fibra de carbono e a empresa promete bateria que dura mais.




A Toshiba trouxe para a IFA um super notebook. Em tempos de computadores cada vez mais portáteis, o Satellite 550 é um note multimídia com 18,4", 44,2 x 29,4 x 4,1 cm e pesa quase 4 kg. Ele tem placa gráfica para jogos e lê e grava Blu-ray.




O Samsung Omnia 2 é touchscreen, vem com Windows Mobile 6.5 e tem capacidade de 8GB. Nele, é possível navegar com os dedos na tela de 3.5" e escolher qual função acessar. Uma ferramenta legal do Omnia 2 é a interface em cubo, no qual você gira e escolhe as opções.



O T Mobile Pulse é mais um celular com Android na IFA. O modelo feito em parceria com a Huawei tem tela touch de 3.5", câmera de 3.2 MP, Wi-Fi e GPS. Possui botão para ligar e desligar, menu, voltar e home e trackboll para navegar. O T Mobile Pulse possui seis telas iniciais para você alternar e colocar os aplicativos que mais usa.


*A jornalista viajou a Berlim a convite da Philips

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host