UOL Notícias Tecnologia

14/12/2007 - 10h00

Aprenda a criar seus próprios DVDs e baixar vídeos gratuitos da Web

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Nunca foi tão fácil ter acesso a filmes de qualidade no computador quanto agora. Nada de DVDs piratas que inundam o reino dos torrents —mas uma série de vídeos com qualidade de cinema, gratuitos ou de livre distribuição.

Mas muita gente ainda tem problemas com vídeos no computador. Às vezes são arquivos com extensões estranhas; outras, imagem e som fora de sincronia, ou então sem legendas.

Além disso, filmes que você mesmo cria muitas vezes ficam restritos ao PC —que tal se você pudesse criar seus próprios DVDs personalizados? Ou então fazer um backup de filmes originais —quem nunca teve um disco arranhado ou, até mesmo, partido ao meio?

Para que você domine o trabalho com vídeos no PC, o UOL Tecnologia preparou um guia com dicas para criar DVDs, fazer backup de discos, assistir a qualquer formato de vídeo e também baixar filmes gratuitos na Internet, que está repleta de produtoras independentes (navegue pelo menu ao lado).

Filmes de domínio público

Para poder assistir a filmes no PC, não é preciso ter uma máquina muito potente —até mesmo o chamado "computador de escritório" (com 512 MB de RAM) dá conta do recado. Sua maior dificuldade, contudo, será encontrar conteúdo não-pirata de qualidade; mas eles existem, como é o caso dos filmes de domínio público.

Uma dica, apesar de inusitada, é procurar em sites de busca ou de vídeos por produtoras independentes. Geralmente você as encontra procurando em perfis dos melhores vídeos, onde é fácil achar o site oficial e fazer o download dos filmes em resolução melhor.

Para assistir aos filmes baixados da Internet, você precisa de um software para reproduzir os arquivos, e também dos chamados "codecs", que são bibliotecas específicas para que o sistema possa "enxergar" o formato de áudio e vídeo em que o arquivo foi gravado, exibindo o conteúdo com a qualidade desejada e com sincronia.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host