UOL Notícias Tecnologia

14/12/2007 - 10h05

Como converter formatos para assistir em outras mídias?

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Você pode assistir aos vídeos que baixar da Internet em DVD, iPod e até no celular (mesmo que ele não seja um iPhone). Para isso, existem diversos conversores de arquivos que transformam seu filme no formato reproduzido por seu dispositivo.

Se você tiver um vídeo em VCD, por exemplo, pode gravar em CDs normais e reproduzir no seu aparelho de DVD. O TMPGEnc converte arquivos AVI para MPEG1. Ele comprime o arquivo para caber em um ou dois CDs e permite editar as características do filme como bitrate, matriz e entrelaçamento. Suporta DivX, AVI, DV, MOV, WMV, entre outros.

Para gravar seu filme em um DVD é necessário convertê-lo para os formatos DVD, MPEG ou ainda AVI e DivX (hoje em dia, vários aparelhos já lêem estes formatos). Um bom programa que dá conta do trabalho é o MediaCoder. Ele é um conversor universal de áudio e vídeo gratuito e suporta praticamente todos os tipos de arquivo, entre eles RealVideo e RealAudio, AAC, Vorbis, Xvid, DivX, QuickTime, WMA, WMV, FLAC e MP4. Ele converte ainda para as extensões de telefones celulares e PDAs. Para ver o vídeo no iPod você pode usar o Apex iPod Video Converter.

Para passar tudo para o DVD, o velho e bom Nero é excelente e fácil de usar. O programa converte formatos, edita vídeos, imprime informações na mídia e grava CD, DVD, Blu-ray e transfere vídeos para dispositivos portáteis. Uma opção gratuita é o CDBurnerXP Pro. Apesar de ser mais pobre em termos de interface e recursos, ele também grava em CD, DVD, Blu-ray e HD-DVDs.

Você pode também criar capas e encartes para DVDs usando o AudioLabel. O programa monta automaticamente capas e etiquetas a partir de uma imagem escolhida e ainda baixa da Internet informações sobre o filme. Para "imprimir" diretamente sobre o DVD com a tecnologia LightScribe, use o LabelPrint.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host