UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

Windows 98: diferentes versões, instalações e problemas

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Ao contrário do Win95 e suas cinco versões revisadas, o Win98 contou apenas com uma segunda versão e, mesmo assim, oficial e lançada no mercado. Tratou-se da famosa Windows 98 Second Edition (ou, simplesmente, Win98SE. Lançada um ano depois, em maio de 1999.

Basicamente, o 98SE é a edição com bugs corrigidos (e outros adicionados), suporte mais estável ao hardware USB e, o principal, a inclusão da nova versão 5.0 do Internet Explorer. A partir deste IE5, não tinha mais para ninguém e a Microsoft ganhava o mercado de navegadores por definitivo. O IE5 era mais leve e menos problemático do que o IE4. Se valia a pena ou atualizar não, era outra história.

Havia outras melhoras no 98SE, quase todas voltadas para redes e Internet. Pela primeira vez em ambiente doméstico, computadores em rede podiam compartilhar uma conexão Internet. Também inédito, o suporte nativo do Windows para drives de DVD. Aqui começava o início da era DVD para os usuários domésticos.

Não demorou para o Win98SE tornar-se o sistema operacional de referência no mercado. Além de apresentar correções da versão anterior, ele exigia o mesmo hardware e já estava atualizado ainda mais para Internet, com a nova versão do IE, o DirectX 6.1 (para jogos), um dial-up melhor (1.3) e o Windows Media Player 6.2

Válido lembrar que a maioria das atualizações podiam ser instaladas, separadamente, no Windows 98 original e até mesmo no Windows 95, como foi o caso do dial-up 1.3, que tanto ajudou os marinheiros de primeira viagem no mundo da Internet residencial — e lenta.

Instalação e problemas

O Windows 98 exige o dobro do Windows 95: processador de 66 MHz e 16 MB de RAM. O espaço em disco exigido (máximo) é de 350 MB, um assombro para a época. Ainda hoje, uma instalação personalizada do Windows XP pode ocupar menos de 400 MB. A maior parte dos requisitos ocorrem por conta da integração total do IE4 (e o novo visual de web) e os suportes a hardware, que exigiram seu pedaço de código e, consequentemente, de performance.

Instalar o Win98 numa máquina com apenas os 16 MB exigidos era suicídio. No entanto, mesmo em computadores com 32 MB ou 64 MB, a instalação demorava um bom bocado. O maior problema, como sempre se esperava, era no hardware. O Windows fazia nada menos do que três longas detecções. Uma durante a instalação, outra ao final e a última durante a primeira inicialização do sistema operacional.

Por manter quase os mesmos problemas do Win95 no gerenciamento de memória, o resultado é que o Win98 gastava, logo de cara, até 15% mais recursos do que o Win95. Ou seja, mesmo que você tivesse mais memória, o sistema continuaria usando bem mais do que o necessário. Outro problema crítico é a quantidade de programas inúteis que o Windows carrega ao iniciar, logo após a instalação.

Com o passar do tempo, as pessoas entenderam que 90% dos programas inicializados automaticamente são desnecessários. Isto é, quando não causam problemas. Os macetes para ganhar performance no Win98 eram idênticos ao Win95, mudando o papel do sistema de 'desktop' para 'network server' (servidor de rede), ajustando a memória virtual e apagando programas da inicialização.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host