UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 10h48

Para fãs, Windows 2000 é o melhor dos sistemas já criados pela MS

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Os fãs dizem ser o melhor sistema operacional já lançado pela Microsoft. Com menos entusiasmo, os anti-Microsoft dizem ser o único sistema operacional decente.

Opiniões à parte, o Win2000 mudou paradigmas da indústria de informática ao apresentar, pela primeira vez, um sistema voltado a 'servidores' e 'corporações' que se adaptava ao consumidor bem mais do que qualquer outro.

Não foi à toa. Criado do zero com base no código do NT, o Win2000 possui a robustez do antecessor sem deixar de lado a flexibilidade com hardware e recursos multimídia — os dois maiores calos da plataforma NT.

Com uma interface colorida e ícones bem mais arrojados, o Win2000 segue imbatível até os dias de hoje, onde ainda roda em máquinas antigas e novas.

O Win2000 foi lançado em fevereiro de 2000. Por conta do maior requisito de hardware e por ser inicialmente destinado ao mundo corporativo, a Microsoft prometeu uma versão para consumidores (usuário final) do produto, que mais tarde deu luz ao fiasco do Windows Millennium Edition.

Embutido no Win2000 estão os programas que se destacaram no Win98, como IE5 e Outlook Express, novo Windows Media Player, DirectX (7.0), Netmeeting; suporte a FAT32 (que o NT não tem). A maior parte das novidades residem no código, invisíveis ao usuário, de modo a tornar o sistema bem mais estável e rápido.

A versão original do Win2000 ainda não era perfeita, do ponto de vista doméstico. Havia problemas na aceleração gráfica e para jogos, mas aos poucos foi solucionado com os Service Packs. Não demorou para que, com o mesmo hardware, fosse possível usar o Windows e jogar de modo mais estável e rápido do que com o Win98/Me.

Principais novidades

Windows Explorer: o mesmo gerenciador de arquivos, mas com pequenas novas funções que deixavam as coisas mais práticas, como o ícone para mover e copiar. Todas as janelas do Windows também ganharam o aspecto meio de internet (HTML) e com uma pré-visualização de arquivos multimídia.

NTFS: o sistema de arquivos ganhou um update, a versão 3.0 do NT File System introduziu a possibilidade de estabelecer quotas para os usuários e ficou mais rápido (leia-se: menos lento) que o NTFS anterior. Aos poucos, foi se tornando o sistema de arquivos padrão.

Criptografia: entre as vantagens do NTFS 3.0, a possibilidade de criptografar de modo nativo seus arquivos e pastas, sem necessidade de usar programas de terceiros.

Active Directory: a resposta da Microsoft à Novell para servidores organizarem múltiplas estações de trabalho e domínios. De pouco uso para usuários doméstico, assim como uma série de novidades voltadas a servidores e redes corporativas inclusas ou introduzidas pelo Win2000.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host