UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

O Windows que a Microsoft gostaria de esquecer atende pelo codinome de ME

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
A Microsoft atingiu o fundo do poço com a belezura chamada Windows Millennium Edition. Até o nome é ruim, pois nem mesmo os americanos sabiam escrever direito a palavra 'millennium', muitas vezes engolindo um 'n'. Imagine no Brasil. Jornais e revistas chegavam a escrever 'Milenium' constantemente.

Não à toa, nos EUA também ficou conhecido como Windows 'Mistake Edition', uma ironia da revista PC World americana. A mesma revista deu o título de 'Worst Product of All Time' (o pior produto de todos os tempos) para esta cria da Microsoft.

O WinME foi uma resposta ao mercado que demandava uma edição caseira do excelente Windows 2000, lançado poucos meses antes. O que a empresa fez foi apresentar o WinME como a versão 'doméstica' do Windows 2000, para consumidores, com destaque para as opções multimídia e entretenimento.

Ocorre que o WinME não era nada disso, muito pelo contrário. A empresa gerou um híbrido do já híbrido Windows 98. Pegou a versão 98SE, deu um visual mais colorido e herdado do Win2000, atualizou utilitários como o Windows Media Player e o Internet Explorer e lançou o sistema operacional mais inútil e problemático já visto até hoje.

O WinME era lento, travava bem mais do que o Win98 e não apresenta melhoras perceptíveis. Baseado no mesmo código desde o Win95, os novos requisitos de hardware terminaram por fazer o sistema ter um gerenciamento de memória e conflitos de hardware ainda mais sérios do que as edições anteriores.

A exemplo do que ocorreu em 2008 com o Windows Vista, quando muita gente quis voltar para o XP, bastava poucas horas de uso do WinME para a maioria querer voltar ao Win98SE.

Lançado em setembro de 2000, inclui o IE 5.5, Windows Media Player 7 e o novo Windows Movie Maker, existente até hoje em versões atualizadas. Até o fim do ciclo de vida do WinME, os usuários podiam atualizá-lo com o IE6 original e o Windows Media Player 9.

Principais novidades

System Restore: a praga chamada 'Restauração do Sistema' nasceu no WinME. Felizmente, melhorou com o tempo com as próximas versões do Windows, mas no WinME tornou-se célebre por ter a incrível função de restaurar até mesmo vírus.

System File Protection: começou com o Win2000, manteve-se no ME. A proteção de arquivos críticos do sistema, incluindo drivers. Pouco adiantava no ME.

Universal Plug and Play: o início do UPnP, até hoje mantido.

Automatic Updates: nada mais do que uma prévia do hoje Windows Update.

Preview de imagens: não é mais necessário ter um programa para visualizar fotos e imagens, o Windows tem um utilitário próprio a partir do ME.

Suporte a armazenamento USB: na série Win9x, apenas o WinME vem com drivers para usar discos USB e pen drives em geral. Antes, era preciso instalar drivers específicos. Mas os pen drives só chegaram bem depois.

Fim do DOS: foi o último sistema operacional a depender do código 16-bit de DOS.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host