UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

Windows XP: versões e requisitos

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Além da Home Edition e a Professional, com o passar dos anos a Microsoft lançou o XP Media Center Edition e a Tablet PC Edition.

O primeiro não difere em quase nada do Professional, apenas traz o hoje conhecido Media Center para periféricos multimídia que nunca se popularizaram no Brasil. E a Tablet, como o nome diz, é para notebooks do tipo Tablet PC, daqueles em que o usuário pode escrever na tela.

O XP também se tornou o primeiro sistema operacional a ajudar na popularização da plataforma 64-bit para usuários domésticos e profissionais. O Windows XP 64-bit, porém, tem por base o código do Windows Server 2003, em vez do XP original de 2001.

O primeiro Service Pack (pacote de atualização), em 2002, foi apenas uma série de correções e remendos, nos bugs e furos de segurança. Uma única novidade real foi o suporte a USB 2.0. O segundo Service Pack, porém, trouxe bem mais do que os usuários esperavam.

A partir do SP2, em 2004, o XP se tornou um sistema operacional realmente independente. Trouxe um firewall embutido e ativado de fábrica, suporte a Wi-Fi (Internet sem fio), bloqueador de pop-ups para o IE6 e algumas mudanças no código e na execução de hardware.

O mais recente pacote - o SP3 - foi lançado em abril de 2008 e é a última atualização, segundo a Microsoft. O SP3 corrige bugs e remenda mais de 100 furos de segurança, compatibilidade ou performance.

Com o Windows XP, a Microsoft começou a levar ao extremo a questão das cópias ilegais. O início do WGA (Windows Genuine Advantage) foi um terror para bastante gente, visto que mesmo cópias originais se negavam a operar quando havia alguma mudança de hardware. Rapidamente, o WGA foi crackeado e hoje é motivo de piada.

Por fim, há o Windows Starter Edition uma versão 'light' do XP para mercados emergentes (leia-se: terceiro mundo), mais barata, com menos recursos e muitas limitações.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host