UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 10h49

Windows 2000: versões e requisitos

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server são as quatro versões disponíveis do Win2000. Em 2001, a Microsoft criou edições especiais para as plataformas Itanium, da Intel, de 64-bit. Como o Itanium não deu muito certo, o Win2000 64-bit também não.

O Win2000 básico (Workstation) requer 64 Mb de RAM e processador 133 MHz. A diferença para a edição servidor é que esta pede 128 Mb de RAM, quantidade considerada a básica para uma boa performance também no Workstation, aliás.

A partir de 64 Mb de RAM, a "impressão" do usuário é que o Win9x ainda parece mais rápido. No entanto, muitos migraram para o Win2000 mesmo assim, pois não tinham as constantes telas azuis e nem perdiam em performance após horas de uso, como ocorria no Win9x. Com 128 Mb de RAM, o Win2000 já é perceptivelmente superior em todos os fatores.

A única razão pela qual o Win2000 ainda não é instalado nas máquinas novas de hoje é o fim do suporte a hardware e software da Microsoft. Por exemplo, o IE7 não pode ser instalado, assim como as novas versões do DirectX e Windows Media Player. Muita gente, sobretudo em estações de trabalho na empresa, adotam o Firefox e conseguem usar o Win2000 mais ou menos atualizado.

No total, foram quatro Service Packs, com direito a dois updates pós-SP4. Na internet, é fácil achar um Service Pack 5, não oficial, contendo mais de 250 Mb de updates e componentes atualizados.

O Win2000 também teve uma rápida aceitação entre profissionais de tecnologia porque, na época, despontavam as primeiras linhas de alta performance para transferência de dados. Ou seja, tornou-se fácil fazer instalações via rede ou até mesmo transferir de modo ilegal o CD de instalação para amigos.

A internet rápida foi o maior impulso para a pirataria de software, bem antes de a indústria fonográfica olhar para o MP3.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host