David 3D é um scanner que copia imagens em três dimensões usando uma câmera, um laser pointer e duas telas para montar o fundo da imagem. Ele está em exibição na Cebit 2009, maior feira de tecnologia do mundo que acontece em Hannover, na Alemanha.
O equipamento já não é tão novidade assim para quem trabalha com 3D, mas o que os fabricantes querem mostrar na Cebit é que ele pode ser levado para a casa e usado por qualquer um. Mas na prática, escanear exige paciência.
Depois de posicionar o objeto na frente das placas, que servem como "pano de fundo" para a tarefa, é preciso acionar o software e passar o laser como se estivesse pintando o objeto. Essa é a tarefa complicada. "Não é na primeira tentativa que conseguimos montar toda a imagem. É preciso repetir o processo várias vezes e depois juntar as partes", mostra Simon Winkelbach, gerente geral do projeto.
O sistema também pode ser aplicado em seres humanos, mas o trabalho é duplicado. "A dica é montar membro por membro e depois juntar tudo", reforça o gerente. O kit completo custa 399 euros. Confira no vídeo abaixo como o equipamento funciona.