Quem veio para a Cebit com expectativa de encontrar netbooks —laptops com tamanho reduzido—com novas funções, se decepcionou. Nos pavilhões da maior feira do mundo, é bem mais fácil encontrar modelos de porta-retratos digitais.
Pelos corredores, o que se via eram modelos bem parecidos com o que temos atualmente, a maioria com telas de 10 polegadas e configurações que não ultrapassam 1GB de memória RAM e 160 GB de armazenamento.
As novidades concentraram-se, principalmente, no estande da Asus, que consagrou os netbooks com a linha EeePC. A principal foi o anúncio do modelo EeePC 1008HA que, de tão charmoso, nem se parece com os outros equipamentos da família, lembra mais o MacBook Air da Apple.
O netbook vem com tela de 10 polegadas, câmera embutida de 1,3 megapixels, pesa apenas 1,1 quilo, tem 3G e suporte para conexões WiMAX, Bluetooth e touchpad multitoque.
A configuração do novo portátil e o quanto ele deve custar são informações que ainda não foram divulgadas pela empresa.
Outro netbook que chamou a atenção entre os visitantes, foi o EeePC T91, com tela sensível ao toque. No entanto, o pequeno laptop já tinha sido
apresentado na CES deste ano. O equipamento também traz GPS.