UOL Notícias Tecnologia

CeBIT 2009

02/03/2009 - 16h58

"Exterminador do Futuro" abre a Cebit 2009, maior feira de tecnologia do mundo

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Hannover, na Alemanha
Os músculos que lhe deram títulos no fisioculturismo e fama no cinema já não são os mesmos faz tempo. Arnold Schwarzenegger veio à edição 2009 da Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, com ar sério para representar o Estado que governa, a Califórnia —berço das empresas de tecnologia dos Estados Unidos e que neste ano é parceira do evento.

CEBIT 2009

  • Cíntia Baio/UOL

    Estande do Estado da Califórnia (EUA) usa 'Exterminador do Futuro' para promover tecnologia

Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (02/03) e contou também com a presença da chanceler alemã Angela Merkel, Schwarzenegger ressaltou que mesmo com o impacto da crise econômica na área de tecnologia —que já causou a demissão de quase 81 mil funcionários do setor— é possível aprender com os erros e encontrar novos caminhos diante dos obstáculos. Para isso, o governador disse que é preciso investir em universidades e novas descobertas.

Em um clima cercado de novas tecnologias, apresentadas por 4.300 empresas de 69 diferentes países, fica difícil olhar para o atual governador e não se lembrar dele como ator, em um de seus personagens principais nos cinemas —um robô com características humanas que é enviado de volta no tempo para matar futuro foco de resistência humana contra as máquinas, no clássico "O Exterminador do Futuro".

Nos materiais de divulgação do Estado e no próprio estande da Califórnia, a imagem do homem menos musculoso e com ar político é substituída exatamente pelo cyborg, de óculos escuros (veja foto acima). Até mesmo Schwarzenegger, após o discurso desta segunda, que confirma seu sucesso também na política, não resistiu e se despediu brincando "Hasta la vista, baby", em alusão ao seu personagem.

No final da cerimônia, os participantes assistiram a apresentação de uma mão robótica, com alta sensibilidade ao toque, que os ajudou a cortar a fita de inauguração da 13ª edição da Cebit —o que, mais uma vez, lembra o filme.

Sobre a Cebit

A maior feira de tecnologia do mundo acontece de 03 a 08 de março, em Hannover (Alemanha). Em um espaço de mais de 400 mil metros quadrados, o evento conta com 26 pavilhões que abrangem hardware, segurança, protótipos para o futuro, carreira, programas, entre outros.

Por conta principalmente da crise econômica, 1500 expositores que estavam na edição passada da feira deixaram de participar do evento. O número de países também caiu de 77 para 69 neste ano.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host