UOL Notícias Tecnologia

30/11/2007 - 07h03

O que é TV digital e quando ela chega à minha cidade?

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
A TV digital é um sistema para transmissão de vídeo e som usando sinais digitais. A grosso modo, em vez de transformar a imagem em uma série de variações de amplitude e frequência de uma onda de rádio, como na TV analógica, o vídeo é transformado em uma sequência de bits (zeros e uns), que pode ser transmitida até o receptor por cabos ou via aérea.

Simplificando, é como se você estivesse fazendo o streaming de um arquivo de vídeo de seu PC para seu notebook usando a rede interna (wireless ou cabeada) em sua casa.

Ser digital, portanto, não tem nada a ver com resolução. A resolução da imagem, qualidade do som e outras recursos ficam a cargo do de um software decodificador, o tal de "codec", usado para fazer a conversão do sinal para um formato digital.

Assim, é possível ter uma imagem digital de baixa definição: os VCDs, por exemplo, são um formato de vídeo em disco óptico (CD) anterior ao DVD. O vídeo digital é armazenado no formato MPEG-1 com resolução de apenas 320 x 240 pixels, metade da resolução de um DVD.

Chegada da TV digital

As primeiras transmissões comerciais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) serão feitas no próximo domingo, inicialmente apenas na cidade de São Paulo. Rede Globo, SBT, Bandeirantes, Rede Record, TV Cultura e Rede TV devem estrear sua programação neste dia.

Em janeiro de 2008, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador devem começar a receber as transmissões, seguidas em maio por Belém, Curitiba, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife.

Já em setembro será a vez de Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Maceió, Natal, São Luiz e Teresina e, em janeiro de 2009, o sinal deve chegar para Aracaju, Boa Vista, Florianópolis, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Vitória.

Em junho de 2013, o sinal deve se estender a todo o território nacional. As transmissões analógicas serão encerradas definitivamente em 29 de junho de 2016.

Veja abaixo o cronograma de implantação:

Divulgação
Mais TV Digital no UOL Tecnologia
CW | Folha | Home Theater | IDG Now! | Info | Olhar Digital | WNews
Quem assistirá a estréia da TV digital no Brasil?
Idec aconselha que consumidor aguarde alguns meses
Interatividade ainda tem 3 etapas a serem vencidas, diz ministro
TV digital móvel estréia no Brasil, mas não no celular
Costa diz que preço de conversores vai cair em seis meses
Set-top box à parte ou TV com conversor integrado?
Saiba como escolher produtos para receber a TV digital em casa
Saiba como escolher o conversor certo
TV Digital em alta definição revela detalhes e defeitos das produções
Emissoras preparam mudança para alta definição
Conheça a evolução da TV
How Stuff Works: como funciona a TV digital?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host