UOL Notícias Tecnologia

21/07/2009 - 20h04

Hélio Costa diz que penalidades impostas à Telefônica já podem ser suspensas

Da Redação
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu hoje (21) que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) reveja a proibição imposta, desde o dia 22/06, à Telefônica de comercializar o serviço de banda larga Speedy. Segundo ele, a empresa está demonstrando disposição em resolver em caráter definitivo os problemas de interrupção no serviço.

Procurada pela redação do UOL Tecnologia, a Agência afirmou que faz vistorias diárias na Telefônica, mas que ainda não tem previsão da "suspensão da suspensão da venda do Speedy".

A Telefônica entregou na última sexta-feira (17) a primeira parte do plano de ações para melhorias do serviço, etapa necessária para a liberação da venda do Speedy. Executivos da empresa agora discutem o próximo passo que é a capacitação da rede e metas de qualidade para o serviço.

Para o ministro, o usuário não pode ser prejudicado ainda mais. "A penalidade é algo que tem uma função de corrigir erros, mas não pode penalizar o usuário. Acho que o castigo foi merecido, foi cumprido, mas agora não podemos prejudicar o usuário, temos que refazer isso o mais depressa possível. Se dependesse de mim, eu faria a revisão".

Costa também informou que encaminhará um ofício à Anatel questionando por que a Agência ainda não contratou uma consultoria para elaborar um modelo de custos para o setor de telecomunicações no país. Segundo Costa, a autorização para o serviço foi dada há mais de três anos. "A Anatel deve contratar essa consultoria, que vai dizer se os preços estão altos ou não. Não sei por que isso ainda não foi feito".

Problemas do Speedy

No dia 23 de junho a Telefônica suspendeu a venda do Speedy, após ordem da Anatel publicada em despacho no dia 22. No texto, a Agência determinava que a empresa deveria apresentar em até 30 dias um plano de melhorias para o serviço de internet banda larga, texto este apresentado após quatro dias.

A decisão da Anatel aconteceu após uma série de interrupções na prestação do serviço, que completaram um ano em julho, deixando usuários residenciais e corporativos sem acesso à internet por várias horas seguidas.

PROBLEMAS GRAVES NO SPEEDY COMPLETAM 1 ANO

02/07/200820/02/200906/04/200918/05/2009
Interrupção no
Estado de São Paulo
Incêndio em datacenterAtaques de negação de serviçoLentidão e intermitência no serviço de DNS
Aproximadamente 2 milhões de usuários residenciais são afetados, além de órgãos públicos do Governo do Estado de São Paulo e corporações privadas.Incêndio em prédio da operadora em Barueri afeta datacenter e derruba acesso de clientes à internetUm ataque de hacker aos servidores DNS da operadora foi responsável pelos problemas de acesso enfrentados pelos usuáriosOperadora sinaliza dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores.


*Com Agência Brasil
Mais
Telefônica muda discurso e reduz em R$ 53,9 milhões investimento no Speedy nos próximos 30 dias
Speedy pode voltar a ser vendido em 20 de julho, afirma Anatel
Procon-SP quer que Telefônica pare de fazer venda casada de seus produtos
Telefônica precisa de plano a longo prazo para Speedy, dizem especialistas
Histórico de problemas do Speedy
MPF recomenda Telefônica a não cobrar multa por cancelamento de Speedy
Em resposta à Anatel, Telefônica promete investimento de R$ 70 milhões em 30 dias
Telefônica suspende venda de Speedy a partir de 0h do dia 23 de junho
Anatel determina que Telefônica suspenda venda de Speedy
Procon-SP cria espaço exclusivo para reclamações de Speedy
Telefônica suspende venda de Speedy a partir de 0h de terça
Plano para Speedy deve ser entregue à Anatel ainda esta semana
Telefônica alega que ataques de 9 de abril foram causa da pane
Instabilidade no Speedy persiste na manhã de 18 de maio
Usuários de Speedy enfrentam problemas de conexão em 16 de junho

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host