O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu hoje (21) que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) reveja
a proibição imposta, desde o dia 22/06, à Telefônica de comercializar o serviço de banda larga Speedy. Segundo ele, a empresa está demonstrando disposição em resolver em caráter definitivo os problemas de interrupção no serviço.
Procurada pela redação do
UOL Tecnologia, a Agência afirmou que faz vistorias diárias na Telefônica, mas que ainda não tem previsão da "suspensão da suspensão da venda do Speedy".
A Telefônica entregou na última sexta-feira (17)
a primeira parte do plano de ações para melhorias do serviço, etapa necessária para a liberação da venda do Speedy. Executivos da empresa agora
discutem o próximo passo que é a capacitação da rede e metas de qualidade para o serviço.
Para o ministro, o usuário não pode ser prejudicado ainda mais. "A penalidade é algo que tem uma função de corrigir erros, mas não pode penalizar o usuário. Acho que o castigo foi merecido, foi cumprido, mas agora não podemos prejudicar o usuário, temos que refazer isso o mais depressa possível. Se dependesse de mim, eu faria a revisão".
Costa também informou que encaminhará um ofício à Anatel questionando por que a Agência ainda não contratou uma consultoria para elaborar um modelo de custos para o setor de telecomunicações no país. Segundo Costa, a autorização para o serviço foi dada há mais de três anos. "A Anatel deve contratar essa consultoria, que vai dizer se os preços estão altos ou não. Não sei por que isso ainda não foi feito".
Problemas do SpeedyNo dia 23 de junho a Telefônica
suspendeu a venda do Speedy, após
ordem da Anatel publicada em despacho no dia 22. No texto, a Agência determinava que a empresa deveria apresentar em até 30 dias um plano de melhorias para o serviço de internet banda larga, texto este
apresentado após quatro dias.
A decisão da Anatel aconteceu após uma série de interrupções na prestação do serviço, que completaram um ano em julho, deixando usuários residenciais e corporativos sem acesso à internet por várias horas seguidas.
PROBLEMAS GRAVES NO SPEEDY COMPLETAM 1 ANO
02/07/2008 | 20/02/2009 | 06/04/2009 | 18/05/2009 |
Interrupção no Estado de São Paulo | Incêndio em datacenter | Ataques de negação de serviço | Lentidão e intermitência no serviço de DNS |
Aproximadamente 2 milhões de usuários residenciais são afetados, além de órgãos públicos do Governo do Estado de São Paulo e corporações privadas. | Incêndio em prédio da operadora em Barueri afeta datacenter e derruba acesso de clientes à internet | Um ataque de hacker aos servidores DNS da operadora foi responsável pelos problemas de acesso enfrentados pelos usuários | Operadora sinaliza dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores. |
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