iTunes, Windows Media Player, Winamp. Quantos tocadores musicais você já experimentou para classificar as músicas e vídeos do computador? E depois, na hora de tocá-las, a opção fica apenas em separar por cantor, álbum ou em seleções que foram feitas manualmente?
O Instituto alemão Fraunhofer trouxe para a edição 2009 da Cebit —feira de tecnologia que acontece durante essa semana em Hannover, na Alemanha— um sistema com classificações bem mais flexíveis do que os tocadores comuns.
O Mood Player usa o humor do usuário para determinar o que ele quer ouvir o não. As faixas e vídeos recebem tags (descrições para o sistema encontrá-los) baseadas em especificações que vão além do nome do cantor. São analisados brilho, contraste e cor de fotos, por exemplo, que resultaram em combinações específicas para o que o usuário está sentindo naquele momento.
E é isso que é mostrado nas dezenas de estandes do Pavilhão do Futuro, um dos mais de 20 que compõem a feira. As máquinas aqui não são vistas como um bicho de sete cabeças e a idéia de que mundo virtual e real são duas coisas diferentes praticamente não existe.