A empresa Axbo trouxe para a Cebit 2009, maior feira de tecnologia que acontece em Hannover (Alemanha), um despertador que promete escolher o momento ideal para acordar o usuário —dentro do horário previsto, claro.
O visual do relógio é parecido com qualquer outro comum. Não tem fios, nem barulhinho de equipamento médico ou teclas complicadas de manusear. O único trabalho do usuário, além de determinar a hora de despertar, é vestir uma espécie de munhequeira com sensores.
É ela quem vai monitorar o seu comportamento durante a noite e, a partir de meia hora antes do programado, escolher quando o usuário não está na fase profunda do sono e despertar.
"O sistema evita aquela famosa sonequinha de mais cinco minutos ou o susto com o barulho do relógio, que acontece justamente porque a pessoa é acordada em uma fase muito profunda do sono", explica Andreas Leugeb, diretor de vendas da empresa fabricante.
Por exemplo: se você precisa acordar as 7 horas da manhã, a partir das 6h30 o despertador já começa a processar os dados. Se achar que 6h54 é o melhor horário, se prepare: você perderá alguns minutinhos de descanso.
O processo acontece por conta de algoritmos que contabilizam as oscilações do sono e pode ser usado por duas pessoas, ao mesmo tempo. Também é possível passar as informações da noite para o computador (PC ou Mac). O equipamento já está à venda na Europa por 199 euros.