O serviço de banda larga Speedy da Telefônica volta a ser vendido a partir das 08 horas desta quinta-feira (27). A empresa atende a cerca de 97% da população do Estado de São Paulo.
Telefônica precisa de plano a longo prazo para Speedy, dizem especialistas
Telefônica termina plano de estabilização da rede em julho e investe na capacitaçãoOntem (26), o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)
decidiu autorizar a retomada da venda do serviço de internet, após mais de dois meses de suspensão. A comercialização do Speedy estava
proibida desde o dia 23 de junho, devido às constantes falhas do serviço.
As ações da empresa serão acompanhadas pela Anatel por 60 dias. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, relatora do processo, a Anatel considerou as medidas que estão sendo tomadas pela empresa suficientes.
O Procon-SP divulgou em nota que espera que os problemas de interrupção de serviço do Speedy e de atendimento tenham sido equacionados e que haja uma fiscalização constante da Anatel para garantir que tais episódios não se repitam. Caso haja falha, os consumidores podem denunciar no
site do Procon. Desde 23 de junho, o canal já recebeu 6.785 denúncias.
No período em que as vendas foram proibidas, cerca de
200 mil instalações deixaram de ser realizadas por empresas terceirizadas da Telefônica, e, como consequência, 5 mil funcionários teriam sido demitidos, além de outros 1.200 postos que não teriam aberto, segundo o Sindicado das Empresas Prestadoras de Serviços de TV por Assinatura e Telecomunicações do Estado de São Paulo (Sitesp).
HistóricoNa mesma semana da suspensão, em junho, a Telefônica
foi à Brasília apresentar um plano de contingência, atendendo ao pedido da Anatel. A empresa afirmou que planejava investir R$ 70 milhões para melhorar sua rede.
A principal medida seria duplicar de dois para quatro o número de servidores DNS (Domain Name Service), responsáveis pela "tradução" de URLs (como www.uol.com.br) para endereços de IP (protocolo de internet).
Durante o período foram feitas
especulações quanto à data de liberação das vendas do Speedy, como, por exemplo, em 20 de julho data limite imposta pela Anatel para que a Telefônica apresentasse o plano. Três dias antes (em 17 de julho), no entanto, a Telefônica
anunciou que já havia concluido da primeira fase do plano de recuperação e passou a aguardar pela liberação.
PROBLEMAS GRAVES NO SPEEDY COMPLETAM 1 ANO
02/07/2008 | 20/02/2009 | 06/04/2009 | 18/05/2009 |
Interrupção no Estado de São Paulo | Incêndio em datacenter | Ataques de negação de serviço | Lentidão e intermitência no serviço de DNS |
Aproximadamente 2 milhões de usuários residenciais são afetados, além de órgãos públicos do Governo do Estado de São Paulo e corporações privadas. | Incêndio em prédio da operadora em Barueri afeta datacenter e derruba acesso de clientes à internet | Um ataque de hacker aos servidores DNS da operadora foi responsável pelos problemas de acesso enfrentados pelos usuários | Operadora sinaliza dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores. |