UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h08

Mensagens multimídia e Bluetooth são portas de entrada para vírus no celular

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Em outubro de 2007, o estudante de jornalismo Bruno Dias ficou assustado ao tentar transmitir uma foto para o celular de um amigo via Bluetooth — tecnologia sem fio para a transmissão de dados — em uma padaria no Brooklin, bairro da região sul da capital paulista.
No momento em que os dois celulares seriam pareados para a troca da foto, Bruno recebeu um pedido para conectar o seu Nokia E62 com um outro celular, que não era o do seu amigo.

"Nessa hora, até achei que fosse alguma campanha publicitária, daquelas de mobile marketing. Mas, como o nome que aparecia no visor era uma combinação de letras bastante estranhas, resolvi não aceitar", conta o estudante.

Depois de recusar a conexão, a tentativa de acessar o celular de Dias foi feita outras quatro vezes.

Até hoje, o estudante não sabe se o que aconteceu foi mesmo uma tentativa de ataque ou apenas um celular perdido por aí, com o Bluetooth ativado, tentando se conectar. Na dúvida, preferiu não arriscar. E fez certo.

Cerca de 70% das contaminações de vírus em celulares são feitas por Bluetooth. Uma mensagem pedindo autorização para "conversar" com o seu aparelho é enviada e, no lugar daquele videozinho do último ensaio da Playboy, chega um vírus.

Mas não adianta pensar: "meu celular não tem Bluetooth, então, estou protegido". Existem outras formas de contaminação, como as mensagens multimídias (MMS) e os downloads e instalações suspeitas. Apesar de não serem tão comuns, essas formas de contaminação podem atingir um número maior de aparelhos.

Em abril de 2007, paquistaneses entraram em pânico quando receberam em seus celulares uma mensagem que dizia que eles podiam morrer se um vírus mortal chegasse aos seus aparelhos.

A brincadeira foi levada tão a sério que mesquitas da maior cidade do país, Karachi, diziam que muitas pessoas estavam morrendo e que tudo era resultado da "fúria divina". Os contact centers das operadoras ficaram congestionados.
VÍRUS NO PAQUISTÃO
De todos os 362 malwares contabilizados até hoje — de acordo com a última pesquisa da F-Secure — 97% deles contaminaram celulares cujo sistema operacional é o Symbian. O número é exorbitante, mas não deve assustar.

O índice é alto porque a maioria dos aparelhos, principalmente os da Nokia, vem com o sistema operacional. É o mesmo que se assustar com a proporção de vírus para Windows e para Linux. O número de ataques ao sistema da Microsoft é maior porque, até agora, é o mais usado.

Vírus de PC no celular?

Ainda não se tem notícias de que pragas virtuais de computadores passem para o celular, apenas alguns vírus-conceito (desenvolvidos para estudo). Isso acontece porque os sistemas operacionais de cada um deles são diferentes (Windows e Symbian, por exemplo), o que torna mais difícil criar um vírus compatível.

Como sei se fui infectado?

Se a praga virtual for um vírus de auto-promoção, será fácil perceber que o seu celular foi infectado. O celular ficará desconfigurado ou a bateria descarregará rapidamente. Nesse caso, instale ou ative o antivírus.

Saiba mais sobre antivírus para celular

Mas e se o vírus for um silencioso espião? O jeito é manter uma checagem rotineira, principalmente se, nos últimos dias, você abriu mensagens MMS suspeitas, acessou sites não confiáveis ou pareou o seu celular com algum aparelho desconhecido.

Veja mais dicas para se proteger dos ataques de vírus

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host