UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h07

Seu computador está seguro? Faça o teste com antivírus online

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Você já deve estar cansado de ouvir dicas e mais dicas para manter as pragas longe do seu computador. Não abrir e-mail e anexos de desconhecidos, saber a procedência de sites e arquivos baixados e redobrar o grau de proteção em programas de troca de arquivos.

Mas não adianta só prevenir, é aconselhável procurar por vírus e worms que vez por outra passam despercebidos por nossa barreira de proteção. Ter um antivírus sempre atualizado no PC é regra básica. Dentre tantas alternativas gratuitas como o AVG ou o Avast! e pagas como o Norton e a McAfee, não dá para deixar o PC sem um antivírus.

Apesar disso, às vezes estamos em um computador que não podemos instalar programas ou percebemos algo de estranho no PC e nosso antivírus não indica nada. Para isso, o UOL Tecnologia selecionou uma série de sites que vão ajudá-lo a encontrar vírus e cavalos-de-tróia em seu computador e em arquivos específicos e ainda testar a segurança contra invasões —e o melhor de tudo, de graça.

McAfee FreeScan
Claro que a grande empresa do setor não ficaria de fora e também oferece uma ferramenta para detecção de vírus online. Ele procura as mais recentes pragas e, caso ache alguma, indica para links que ensinam como limpar o PC. Roda apenas com Internet Explorer 5 ou superior e necessita do controle ActiveX.

Symantec Security Check
A Symantec disponibiliza em seu site dois testes. O Security Scan verifica a exposição de seu computador a hackers, a vulnerabilidade do Windows e a existência de cavalos-de-tróia. Já o Virus Detection busca por vírus, inclusive os mais recentes, no HD. Ele não examina arquivos compactados e apenas sugere ações para a desinfecção. Só funciona no IE com ActiveX.

BitDefender
Traz todas as ferramentas do popular BitDefender para encontrar e remover vírus do computador. Busca na memória, arquivos, drives e no boot. Por padrão, ele tenta desinfectar o arquivo contaminado, mas se a operação falhar, ele apaga o arquivo. Esta função pode ser alterada. Funciona com IE e ActiveX.

Kaspersky
Versão online do antivírus com alto poder de detecção de pragas no computador. A busca pode ser lenta já que a varredura é detalhada, mas ele não remove os malwares. Possui também ferramenta para procurar vírus, cavalos-de-tróia e spywares em um arquivo específico. O desenvolvedor faz um desafio: faça o teste e descubra quantos malwares seu antivírus não localiza. Necessita de IE e ActiveX.

F-Secure
Mais um serviço online de uma grande empresa de antivírus. O sistema de varredura do site escaneia o computador atrás de malwares. Se encontrar alguma praga, ele a elimina e ainda disponibiliza informações adicionais sobre ela e maneiras de desinstalá-la manualmente. Ele encontra, mas não remove vírus de arquivos zip. Necessita de IE, ActiveX e Java.

Trend Micro HouseCall
Checa se seu computador foi infectado por vírus, spywares ou outras pragas. Restaura os danos e ainda identifica e conserta vulnerabilidades para evitar contaminações. Roda em Java ou ActiveX, em Linux, Mac e Windows.

Panda Activescan
Escaneia e desinfecta seu HD, dispositivos de sistema, arquivos compactados e e-mail. Ele detecta spywares, vírus, worms e cavalos-de-tróia. É necessário preencher um cadastro e ter IE e ActiveX.

VirusTotal
Analisa arquivos suspeitos para detecção de vírus, worms, cavalos-de-tróia e outros malwares em vários mecanismos antivírus. Ele mostra os resultados por ferramenta e permite o envio de arquivos de 10MB por e-mail para ser escaneado.

Secunia Software Inspector
Vasculha seu sistema operacional e softwares instalados por versões não seguras ou desatualizadas. Ele também verifica patches da Microsoft, mas não indica vulnerabilidades. Necessita de Java para rodar.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host