UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h09

Engenharia social é técnica de pragas para atacar via mensagens instantâneas

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em uma tarde, a socióloga Rita Fagundes estava conversando com um amigo quando recebeu um link que dizia "Rita, abra esse arquivo. É a foto daquela viagem". Como se tratava de alguém com quem ela viaja com freqüência, ela não hesitou e clicou em cheio.

Resultado: quem passou a enviar as falsas imagens das férias foi ela e, junto, um vírus. "Só percebi que meu comunicador [no caso, o Windows Live Messenger] tinha sido uma porta de entrada para infectar meu micro porque alguém da minha lista de contatos me avisou que eu estava mandando links suspeitos".

Depois do clique, foi preciso uma boa combinação de programas de antivírus e paciência para solucionar o problema.

O que aconteceu com Fagundes é algo comum no cotidiano de quem usa mensagens instantâneas para se comunicar, principalmente o Windows Live Messenger, que no Brasil tem 34 milhões de usuários.

Só no primeiro semestre de 2007, foram contabilizadas mais de 170 pragas que atacam esse tipo de software — 73% a mais que o registrado em 2006. E a maioria usando o mesmo truque: atiçar a curiosidade do usuário.

Como acontece a infecção?

A forma como essas pragas se propagam e chegam ao seu micro não difere muito da dos vírus comuns, enviados por e-mail.

Spim são mensagens publicitárias ou indesejadas enviadas (em massa) para usuários de programas de mensagens instantâneas
SABE O QUE É SPIM?
Qualquer software usa uma porta de comunicação que fica "liberada" para que as mensagens possam ser trocadas entre os usuários.

Da mesma forma que uma mensagem chega ao seu PC por essa porta, arquivos infectados também. Então, basta um clique para que ele seja executado e infecte o seu PC.

E se a "dor de cabeça" começa da mesma maneira, as formas de se proteger também não mudam muito. A atenção redobrada na hora de clicar em mensagens com arquivos é o requisito número 1 para quem quer se manter longe das pragas instantâneas.

10 mandamentos para se proteger das pragas

Computador infectado: e agora?

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host