UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h08

Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
A bateria do celular está durando menos do que o previsto pelo fabricante, mesmo quando você não fica horas pendurado nele? De vez em quando, aparecem algumas mensagens multimídia esquisitas, o aparelho fica desconfigurado e tentando se conectar via Bluetooth com outros celulares?

Se você respondeu "sim" para algumas das perguntas acima, é melhor tomar cuidado. Seu celular pode estar com vírus.

Mesmo se você respondeu "não", fique esperto. Desde 2004 — quando o primeiro vírus para celular foi descoberto — até 2007, o número de pragas para celulares cresceu mais de 1.000%, segundo a empresa de segurança F-Secure. O seu aparelho pode ser o próximo a ser contaminado.

Hoje, já são contabilizados 362 tipos de vírus para celular. A maioria deles (80%) são cavalos-de-tróia. Spams e spywares, ao contrário do que se possa imaginar, são minoria (4%). Na mira das pragas, estão os celulares com tecnologia Bluetooth — responsável por 70% das contaminações — e as mensagens multimídia (MMS).



Então, antes de sair por aí colocando a culpa na operadora, no fabricante do aparelho ou na tecnologia pelas maluquices do seu celular, confira se o seu aparelho foi infectado e aproveite as dicas para manter o seu celular livre de pragas.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host