UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h08

Entenda os termos usados no problema dos vírus por celular

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Saiba o que significam as principais palavras usadas quando se fala em vírus para celular:
Bluetooth: tecnologia de troca de dados entre aparelhos por ondas de rádio frequência de baixo alcance (até 100 metros).

MMS: Serviço de mensagens multimídia, permite enviar fotos e vídeos pelo celular.

Malware: termo genérico para se referir a softwares maliciosos.

Vírus: código de computador que acompanha programas e arquivos e tem como objetivo infectar o computador e espalhar-se por outros PCs. Pode danificar hardware, software ou informações.

Vírus-conceito: vírus criado para estudo, e não para contaminação.

Worm: semelhante ao vírus, cria cópias de si mesmo, mas não precisa de um programa para ser disseminado — ele se auto-propaga de um computador para outro. Por exemplo, ele pode enviar cópias de si mesmo para todo seu catálogo de e-mails.

Cavalo-de-tróia (Trojan): programa que finge ser uma aplicação útil, entra no computador e pode liberar portas para possíveis invasões.

Spam: mensagens recebidas sem serem solicitadas, geralmente com fins publicitários.

Phishing ou Scam: fraude que consiste em capturar informações importantes do usuário, como senhas e números de cartão de crédito, ao se passar por pessoas ou empresas confiáveis.

Spyware: programa que recolhe informações do usuário, como navegação na Internet, com finalidade comercial sem o seu conhecimento. Pode também abrir pop-ups e abrir páginas sem seu consentimento.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host