UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h05

Certificação digital é proteção mais simples para e-mails

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
O PGP não é a única solução de segurança no e-mail. Existem várias certificadoras digitais que oferecem serviços de assinatura digital e criptografia. No Brasil, infelizmente, existe apenas serviços pagos. No exterior, é possível obter certificados pagos ou gratuitos. A Thawte fornece certificados gratuitos para usuários domésticos. Confira no site www.thawte.com na opção 'Secure your e-mail'.

Por aqui, as principais são a Verisign Brasil (www.verisign.com.br) e a Certisign (www.certisign.com.br). Vale a pena passar um bom tempo lendo as opções disponíveis nos dois sites. Os preços são equivalentes, mas há uma infinidade de recursos e alternativas. Para usuários domésticos, o mais objetivo é o 'e-mail seguro pessoal', que trata de assinatura verificada e criptografia.

A certificação digital funciona de um jeito parecido ao PGP, com diferenças para melhor e outras para pior. Para melhor, é bem mais simples e, por ser pago, você vai ter (teoricamente) um suporte técnico personalizado. É menos intrusivo, também. Não há softwares rodando no seu PC para fazer a certificação ou criptografia, apenas um arquivo contendo o certificado digital.

De pior, faltam recursos quando comparado ao PGP. Outra, por ser um arquivo em anexo, quem abrir o seu e-mail em sistemas de webmail não vai saber que é um certificado digital. O webmail irá mostrar apenas um arquivo anexado. Serviços mais avançados de webmail até poderiam lidar com certificação digital, mas até hoje o trabalho para adaptar ainda não compensou. Os certificados são bem compatíveis apenas com os principais correios eletrônicos: Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Eudora, Pegasus, The Bat, entre poucos outros.

Para assinar digitalmente suas mensagens com o PGP no webmail, também não é tão simples, mas funciona. Basta copiar sua chave pública (CTRL+C) e colar em cada e-mail enviado. Mas, se o receptor do e-mail pegar a mensagem também pelo webmail, aí complica ainda mais para verificar a autenticidade, pois ele precisar fazer o mesmo: copiar o código da sua chave pública e colar no PGP dele para autenticar.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    PGP não é a única solução de segurança no e-mail. Existem várias certificad%>