UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 06h57

Mantenha seus filhos a salvo de crimes online e material inapropriado na Internet

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Na rotina de diversão das irmãs Larissa (7) e Stefanie Mataruco (4), não são mais as madeixas loiras da Barbie que prendem a atenção das meninas. A onda agora é o computador.

Na volta da escola, Larissa liga a máquina e convida a caçula para passearem juntas pelos sites da Disney. As garotas também já sabem que não é preciso esperar o desenho favorito começar na TV. Basta entrarem em sites de compartilhamento de vídeos para assistirem às suas animações preferidas — quantas vezes quiserem.

É certo violar a privacidade dos filhos para protegê-los na Internet?

NAVEGUE PELO TEMA
Arquivo_pessoal
Com apenas 4 anos, Stefanie navega em sites para ver seus desenhos favoritos
Arquivo_pessoal
Larissa, de 7 anos, já tem perfil em rede de relacionamentos e assiste vídeos na Web
REFORCE A SEGURANÇA NA INTERNET
DICAS PARA EVITAR OS CRIMINOSOS
SOFTWARES AJUDAM A MONITORAR
FERRAMENTAS: CONTROLE DE PAIS
A mais velha vai além: criou um perfil no Orkut e, com a ajuda da mãe, Soraya Mataruco, divide as fotos das últimas festas em álbuns. "As meninas têm aula de informática na escola, estão acostumadas aos cliques e sempre descobrem coisas novas na Web", conta a mãe.

O que as meninas — e os pais da maioria das 1,35 milhão de crianças que navegam pela Web — não se dão conta é que a diversão proporcionada pela Internet, se não monitorada, pode trazer perigos tão reais quanto os temidos na rua.

Segundo dados da ONG Safernet, que cuida da Central Nacional de Denúncias por Crimes Cibernéticos, o número de páginas denunciadas por divulgação de pedofilia e exploração sexual de crianças no Brasil cresceu 126% entre 2006 e 2007 devido à popularização do uso do computador, inclusive entre as crianças.

Confira nesta reportagem (navegue pelos links ao lado) dicas para manter seu filho longe dos criminosos digitais, programas de monitoramento, sistemas de controle de pais e como identificar se a criança foi vítima de cyberbullying.

Novas preocupações

"A Internet democratiza a informação, mas muitos pais não estão preparados para identificar que, assim como na rua, a vida na rede também tem perigos. Acham que, enquanto as crianças estão em casa, na frente do PC, estão protegidas", explica Sérgio Suiama, procurador da República no Estado de São Paulo e participante de um grupo de oito procuradores responsáveis por investigar crimes de racismo e ódio na Internet.

O despreparo dos pais, segundo o delegado da Polícia Federal e responsável pela Unidade de Repressão aos Crimes Cibernéticos Adalton Martins, deve-se à falta de familiaridade com o computador: "as crianças já nasceram na era digital, enquanto os pais ainda são da época da máquina de escrever", compara.

E é justamente a falta de conhecimento tecnológico dos pais somada ao crescimento dos PCs que impulsiona o aumento dos crimes digitais contra crianças, especialmente a pedofilia.

"Para reduzir os riscos, o diálogo é a chave que vai garantir uma navegação segura", explica Carolina Padilha, coordenadora de programa da ONG WCF-Brasil, que defende os direitos da criança e adolescente.

Mas, aliadas à conversa, algumas medidas práticas que podem ser adotadas pelos pais, como acompanhar as fotos postadas pelos filhos em sites de relacionamento, monitorar quem são os seus amigos virtuais e orientá-los em cadastros e acessos. Em alguns casos, softwares de bloqueio de páginas e programas de monitoramento podem auxiliar na tarefa.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host