UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h09

Mensageiro instantâneo infectado: e agora?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Se a curiosidade para ver as fotos do ex-namorado ou saber quem lhe bloqueou no comunicador instantâneo foi maior do que a preocupação em proteger seu bate-papo, o jeito é "arregaçar as mangas" e se preparar para uma maratona para remover as pragas que tomaram conta do seu PC.

O primeiro passo para eliminar pragas de comunicadores instantâneos é colocar o antivírus para rodar. Escolha um bom programa para fazer uma varredura por todo o sistema. O antivírus deve ser capaz de localizar e excluir o vírus que contaminou o mensageiro. Também é possível fazer a verificação com programas online.

Confira uma lista de 10 antivírus online

Os antivírus atuais já trazem a função de firewall e antisypware. Se o seu programa ainda não tem essas soluções, instale-as em seu PC e faça outra varredura no sistema.

Veja lista de firewalls

Veja lista de antispyware

A maioria dos vírus para mensageiros é eliminada assim que esses passos são executados.

Mas, se por acaso, o seu comunicador ainda estiver contaminado, desinstale o programa e repasse a solução de antivírus no PC. Cheque spywares e trojans e só depois volte a instalar o software (de preferência, a versão mais atualizada).

Se o programa escolhido for o Windows Live Messenger, reforce a segurança obrigando-o a checar todos os arquivos enviados pelos seus contatos antes de recebê-los. Para isso, vá em Ferramentas (Tools) > Opções (Options) > Transferência de Arquivo (File Transfer) e escolha qual antivírus será responsável pela varredura.

Poucos são os casos em que, mesmo cumprindo todas as etapas para a remoção do vírus, a praga permanece no sistema. Antes de excluir sua conta, entre em contato com o suporte técnico do desenvolvedor.

Lembre-se também de enviar uma mensagem para os seus contatos avisando que o seu computador foi infectado e alertando que o seu "perfil" está mandando links para download que, na verdade, são vírus. Isso ajuda a "estancar" a infestação da praga, enquanto você resolve o problema com seu PC.

VEJA ALGUNS VÍRUS PARA COMUNICADORES INSTANTÂNEOS
Bropia.FEnviado por uma mensagem intitulada "sexy.jpg", o vírus coleta informações do sistema, inclusive as digitadas, e envia spams
MSNDiabloSob um falso link de uma animação envolvendo o presidente norte-americano George W. Bush, o vírus é instalado no computador e realiza alterações na configuração do sistema
Hakaglan Worm se espalha via Yahoo! Messenger, Windows Live Messenger, drives removíveis ou redes. Da mesma maneira que o MSNDiablo, o Hakaglan executa alterações nas configurações do sistema
CullerWorm que se espalha pelo Messenger, copia arquivos executáveis na pasta de sistemas do Windows e modifica alguns registros

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA


Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host