UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 07h08

Atenção ao Bluetooth e antivírus atualizado ajudam a proteger o celular

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Ficar atento a mensagens de e-mail, sites suspeitos e manter um antivírus bom e atualizado é receita antiga para quem quer proteger o PC. Mas e quando o assunto é defender os dados do celular? Fique tranqüilo: a receita é praticamente a mesma.

Segundo as empresas de segurança, o cuidado deve ser redobrado com os celulares que possuem conexão Bluetooth e mensagens multimídia (MMS), já que essas são as duas principais formas de contágio.

Assim, a dica mais importante para quem quer defender o aparelho do roubo de dados e dos hackers é manter sempre o Bluetooth ou a conexão Wi-Fi desativados.

Como a maior parte das transmissões de vírus entre celulares acontece via conexão sem fio, é só ativá-la na hora de trocar arquivos com pessoas conhecidas.

Vença a curiosidade

Outra forma comum de transmissão é via mensagens multimídia (MMS). Nesse caso, a dica é vencer a curiosidade e apagar mensagens suspeitas sem sequer abri-las. As pragas vêm anexadas a fotos ou vídeos, da mesma maneira que os e-mails maliciosos infectam o computador.

E como o objetivo de muitas das pragas virtuais é roubar dados na surdina (nem sempre é possível detectar um vírus no celular), a instalação do antivírus é muito importante.

Hoje, as grandes empresas de segurança já disponibilizam versões dos programas de proteção para o celular. E alguns aparelhos já saem com antivírus de fábrica, como alguns modelos da Nokia. O importante é manter o software atualizado sempre e não se esquecer de fazer uma varredura no sistema regularmente.

Saiba mais sobre antivírus para celular

Para quem vai comprar um aparelho usado, é importante restaurar as configurações de fábrica antes de inserir os seus dados no celular (como a agenda). Na maioria dos aparelhos, essa opção aparece como "Restaurar configuração de fábrica", "Restaurar Configuração Original" ou "Master Reset".

Atenção na navegação pela Internet e nos downloads de arquivos suspeitos também não podem faltar na cartilha para proteger o aparelho.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host