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09/02/2009 - 07h00

Utilize o Internet banking sem medo

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Fazer transações bancárias pelo Internet banking é algo muito prático. Mas é também um dos maiores alvos dos golpistas onlines. O que não significa que você deve desistir de fazer seus pagamentos ou transferências pela Web e já se conformar em pegar longas filas nos bancos do mundo real. Seguir uma série de atitudes simples pode ser suficiente para evitar golpes.

Para começar, um bom antivírus atualizado, para detectar possíveis trojans ou softwares mal-intencionados no seu computador, além de sempre manter seu sistema operacional em dia com os patches de segurança. Depois, não abrir e-mails vindos de pessoas desconhecidas, sejam supostos alertas do banco ou promessas para ver fotos de momentos íntimos de celebridades. O mesmo alerta vale para redes sociais, como Orkut, e mensageiros instantâneos, como o MSN.

Faça o teste com um antivírus online

E essas atitudes devem ser tomadas por toda a família. "Não adianta os pais fazerem tudo com segurança se os filhos também não fizerem", alerta Cesar Faustino, coordenador da subcomissão de fraudes eletrônicas da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos. "Se possível, deixe um computador somente para os filhos e outro, de confiança, para fazer transações bancárias".

DICAS PARA EVITAR GOLPES

  • Não abra e-mails vindos de endereços que você não conhece
  • Mantenha seu antivírus e seu sistema operacional atualizados
  • Não faça transações bancárias em computadores compartilhados e em LAN houses
  • Não acredite em tudo que vem por e-mail: o suposto aviso de que você deve para seu banco pode ser apenas um golpista querendo enganar você
  • Faça com que a segurança do seu computador seja protegida por toda a sua família
  • Caso você desconfie de algo, ligue imediatamente para o atendimento do seu banco
  • Conheça as dicas de segurança do seu banco para o Internet banking
  • Desconfie quando pedirem sua senha por e-mail ou em um site que não seja o do banco
  • Confira o certificado de segurança do banco: HTTPS no endereço e o "cadeadinho" na barra de status
No caso de computadores compartilhados, como o de LAN houses, a recomendação de Faustino é não utilizar essas máquinas para transações bancárias: "Não existe legislação que exija que a rede desses computadores sejam totalmente seguras, portanto, se tiver algum vírus espalhado ali, os dados bancários podem estar comprometidos".

Mas ainda segundo Faustino, as maiores fraudes são baseadas na "engenharia social", isto é, e-mails maliciosos que prometem fotos exclusivas ou alertam sobre falsos problemas bancários. Se você tem dúvida sobre a autenticidade de um e-mail, vale conferir o anexo em um antivírus. Além disso, os golpes geralmente são baseados em um arquivo executável ou de script (.exe, .bat, .dll, entre outros), que, quando abertos, exibem uma mensagem de segurança do Windows, perguntando se você realmente quer abrir um programa. É só cancelar e ver que não era uma foto coisa nenhuma.

Identificando o site do banco

Uma boa dica é sempre conferir se o site que você está entrando é realmente a página do seu banco. Para tal, confira se a página é segura, olhando na barra de endereços e vendo se o endereço começa com HTTPS, além do "cadeadinho" que geralmente fica no canto direito da barra de status, lá embaixo no seu browser.

Uma dica de Faustino é perder um tempinho lendo as dicas de segurança que os bancos publicam em seus sites e disponibilizam em suas agências. Ali é possível ver quais são os endereços autênticos do site e os passos que você deve seguir para acessar sua conta — um site malicioso tende a pedir todos os dados de uma vez, ao invés dos bancos, que pedem, cada um em sua sequência, passo a passo.

Ou seja, se um site pedir todas as informações de uma vez, feche o site e cheque com um bom antivírus se seu computador não foi infectado. A maioria dos golpes funciona assim: um programa é instalado sem você perceber em seu computador. Esse programa faz com que, ao você digitar o site do banco, apareça um popup que direciona seus dados ao fraudador. Neste caso, vale notar se o popup aparece também em outras páginas se não a do banco. Se apareceu, você foi vítima.

Fui vítima de golpe, e agora?

Se você acha que foi vítima de um golpe, não se desespere. Quanto mais rápido você tomar as atitudes corretas, melhor para você — e seu bolso. Em primeiro lugar, ligue para o seu banco, no atendimento ao cliente. "Seja claro: diga que você acha que foi vítima de uma fraude, explique por que você acha que isso aconteceu. Se você apenas disser que teve um problema no Internet banking, eles vão achar que é uma dúvida técnica", diz Faustino.

Depois de cancelar sua senha, é hora de checar o computador. Se você é um usuário mais avançado, você mesmo pode fazer a manutenção do seu PC. Caso contrário, vale a pena contatar um técnico de sua confiança para ele fazer a varredura. "Em último caso, vale também fazer uma cópia dos seus arquivos pessoais e depois formatar a máquina", sugere Faustino.

Mas Internet banking é seguro?

No ano passado, o especialista em segurança e diretor da companhia de softwares F-Secure, Mikko Hyppönen, disse em entrevista ao UOL Tecnologia que no Brasil utilizar bancos na Web não é seguro. Em um trecho da entrevista, ele diz que o problema não são os bancos, mas sim os usuários.

Faustino, da Febraban, também defende essa idéia: "Os bancos estão fazendo sua parte, investindo em segurança, por isso os golpistas não invadem os sites de bancos, porque a segurança é muito grande. Eles vão tentar pelo lado mais fraco, que é o usuário. Por isso todos devem tomar atitudes mais seguras na Internet". E já está melhorando: no ano passado o número de fraudes bancárias online caiu 27,5%, enquanto o número de usuários de Internet banking, assim como as transações, só aumentou.

Então pode continuar pagando suas contas no conforto do seu lar: é só seguir essas dicas, que não exigem esforço muito grande. Tudo para proteger seu dinheirinho sem perder a praticidade da Internet.

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