UOL Notícias Tecnologia

09/02/2009 - 06h56

Saiba como proteger sua vida online

Da Redação
A cada dia mais e mais brasileiros acessam a Internet. Dados do Ibope/NetRatings apontam que o número de usuários domiciliares no país dobrou em três anos, chegando a 24,5 milhões em dezembro de 2008. Considerando também aqueles que se conectam à Web do trabalho, lan-houses, escolas, bibliotecas e telecentros, temos 43,1 milhões de internautas com 16 anos ou mais.

DIA DA INTERNET SEGURA

  • Vídeo ensina como se defender na Internet

E com tanta gente habitando e entrando neste novo espaço, é importante manter sempre a segurança. Além da possibilidade de o computador ser infectado por pragas que danificam a máquina e seus documentos, o roubo de dados e acesso indevido ao PC também são bastante comuns.

Por isso, neste ano, 65 países juntaram-se para realizar o Safer Internet Day, Dia da Internet Segura, dia 10 de fevereiro —um dia com atividades ao redor do mundo para alertar sobre os perigos da navegação desprevenida.

Dicas para navegar com segurança

Mas o cuidado deve ser no dia-a-dia e não apenas uma vez ao ano. O importante é seguir regras básicas de segurança aliadas a alguns programas para poder aproveitar tudo o que a Internet pode oferecer.

O primeiro passo é ter um antivírus instalado e atualizado no computador. Hoje em dia, eles conseguem capturar uma infinidade de malwares antes que eles possam contaminar o PC. E o melhor, existem ótimos antivírus gratuitos, anti-spywares e sistemas de detecção de pragas online.

Apesar de os antivírus serem eficientes na hora de impedir que o usuário pegue uma praga ao entrar em um site contaminado, há uma série de aplicativos que você pode instalar junto a seu navegador de Internet para aumentar ainda mais a segurança. Eles impedem que conteúdos rodem sem serem vistos pelo usuário, bloqueiam códigos e imagens e atestam a confiabilidade de páginas a serem visitadas.

Ainda no quesito navegação, você pode garantir o anonimato na Internet configurando seu browser e usando softwares para esconder suas informações e garantir sua privacidade online.

Por falar em privacidade online, a Internet abriu espaço para pessoas comuns postarem conteúdo e, assim, não é difícil achar uma foto sua, um texto e dados pessoais espalhados por aí. Para manter controle é sempre bom saber o que andam falando de você na rede.

Operações financeiras na Internet preocupam

Quando as informações que se quer preservar envolvem ações financeiras, o cuidado deve ser redobrado. Os golpistas sempre tentam entrar no computador de usuários e roubar senhas e contas. Mas para usar o Internet baking sem medo, basta seguir atitudes seguras, como não abrir anexos suspeitos por e-mail ou utilizar computadores compartilhados para executar transações bancárias.

O e-mail, aliás, é uma das principais portas de entrada de arquivos maliciosos. A segurança nos e-mails é frágil e eles podem ser monitorados à distancia, mas seguindo cuidados que previnem spam e certificam mensagens, seu uso deixa de ser uma ameaça.

O risco pode vir também de comunicadores instantâneos infectados, rede sem fio de Internet sem segurança (que permite que outras pessoas acessem seus dados e interceptem sua conexão) e até de celulares que cada vez mais estão sendo contaminados por vírus (e são uma ameaça quando trocam dados com o PC).

Para terminar, as crianças são um foco importante na segurança online, tanto por terem menos cuidado e permitirem que pragas entrem no computador, quanto por serem alvos de pessoas má intencionadas na Internet. Para evitar que isso aconteça, saiba como manter seu filho longe de criminosos digitais, conheça programas de monitoramento e sistema de controle de país.

COLOQUE SEU COMPUTADOR EM DIA COM A SEGURANÇA

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host